ICFUT – Com Vila lotada, Santos faz ‘lição de casa’ diante do Avaí e assume a liderança

Fonte: A Tribuna Online

Nathalia Perez

No retorno do Peixe ao seu estádio, vitória por 3 a 1 com gols de Derlis González, Carlos Sánchez e Felipe Jonatan

O Campeonato Brasileiro tem novo líder. E esse líder é o Santos. Na tarde deste domingo (28), o Santos retornou à Vila Belmiro após a parada da Copa América com vitória sobre o Avaí. Com os três pontos, o Alvinegro assumiu o primeiro lugar do Brasileirão, alcançando a quinta vitória consecutiva. Com gols de Derlis González, Carlos Sánchez e Felipe Jonatan, o Peixe fez 3 a 1 na equipe catarinense.

O torcedor do Peixe marcou presença na Vila Belmiro, o primeiro jogo como mandante após o retorno do Brasileirão. Com a vitória, o Santos chegou aos 29 pontos, dois a mais que o agora segundo colocado, Palmeiras. No próximo fim de semana, o Santos tem oportunidades de conquistar mais três pontos jogando em casa. Na Vila Belmiro, o Peixe recebe o Goiás, às 11h, no domingo (4).

O jogo

Com o Palmeiras tendo desperdiçado pontos diante do Vasco e de estar enfrentando o Avaí, o lanterna do campeonato, em casa, o Santos iniciou a partida se lançando ao ataque. A primeira ocasião de gol foi aos seis minutos. Soteldo, atuando como ponta-esquerda, recebeu pelo seu lado e bateu cruzado na meta de Lucas Frigeri, mas o goleiro defendeu sem dificuldades o chute fraco do santista.

Nem um minuto depois, mais uma chance de perigo do Peixe. Dessa vez, com Diego Pituca. O volante arriscou uma finalização de fora da área e a bola saiu pelo lado, rente à trave e com desvio da defesa do Avaí.

A pressão era tanta que era questão de tempo até os donos da casa abrirem o placar. Foi aos oito minutos de bola rolando que Derlis González, figurando no time titular de Jorge Sampaoli pela primeira vez desde o fim da Copa América, fez 1 a 0 para o Santos. Em cobrança de falta, Carlos Sánchez levantou a bola para a área, a zaga do Avaí afastou mal, e, na sobra, o paraguaio chutou no canto direito de Frigeri. Foi seu gol de estreia no Brasileirão deste ano.

Aos 11 minutos, o arqueiro avaiano ainda evitou o que seria o segundo gol do Alvinegro no duelo. Só dava Santos e o time dirigido por Sampaoli amassava o adversário com o que o treinador tem como filosofia de jogo: tendo a posse de bola e convertendo isso em criação e finalizações. Não a toa, sua equipe é a que mais chuta a gol nesta edição do torneio nacional.

O argentino, porém, não poderá comandar seu elenco do banco no próximo jogo. Isso porque, aos 15 minutos da primeira etapa, Sampaoli reclamou de um cartão amarelo recebido por Diego Pituca após o árbitro ter assinalado falta do jogador no meio de campo, e, com isso, foi amarelado também. O comandante estava pendurado.

A primeira jogada do Avaí que preocupou os santistas foi aos 23 minutos, com Felipe Aguilar interceptando uma bola que viajou na grande área. Aos 27, os catarinenses empataram. Depois de troca de passes no ultimo terço do campo, Bruno Sávio deu um corta-luz para João Paulo, que bateu no canto esquerdo e saiu comemorando com os demais companheiros.

O empate não esmoreceu o Peixe, que continuou buscando mais gols. Aos 32 minutos, os santistas conseguiram ficar à frente no placar novamente. Sánchez, de cabeça, fez para o time da Vila Belmiro. O gol, no entanto, teve uma grande participação de Soteldo. O venezuelano costurou a defesa do Avaí, passou pelo lateral-direito, por um zagueiro, achou um espaço e levantou a bola para o companheiro fazer o 2 a 1.

Na volta do intervalo, o Santos teve uma ótima chance, aos 13 minutos, de esticar o placar a seu favor. Após cruzamento, a bola passou por todo mundo na área do Avaí, mas não apareceu ninguém para empurrá-la para a rede. Dez minutos depois, Felipe Jonatan, que entrou no lugar de Alison, finalizou de longe, o goleiro espalmou, e Sasha e Sánchez perderam a chance de alargar a vantagem em dois rebotes.

Porém, o gol do reforço contratado junto ao Ceará nesta temporada estava guardado. Aos 24 minutos do segundo tempo, ele ainda desenhou um belo lance para Marinho. O camisa 11 saiu de cara com Lucas Frigeri, mas o arqueiro do Avaí acabou levando a melhor no confronto entre os dois.

Aos 31 minutos, Felipe Jonatan levou a Vila Belmiro à loucura com um golaço. Lateral de origem, o jogador, atuando como um meia-esquerdo, driblou seu marcador e, por cobertura, anotou: 3 a 1 para o Santos, o placar final da partida, embora o Santos tenha feito o goleiro adversário trabalhar ainda algumas vezesapós o ultimo gol marcado.

O Peixe poderá se estabilizar na ponta da tabela e e até mesmo se isolar ainda mais na liderança na próxima rodada, quando encara o Goiás. A vantagem para o Peixe é que a partida também sera realizada na Vila Belmiro, no próximo domingo (4), às 11h (de Brasília).Ficha técnica:

Santos 3 x 1 Avaí
12ª rodada do Campeonato Brasileiro
28 de julho de 2019 (domingo)
16h (de Brasília)
Estádio Vila Belmiro (Santos, SP)

Escalações:

Santos (4-3-3): Everson; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Diego Pituca, Alison (Felipe Jonatan) e Carlos Sánchez; Soteldo (Marinho), Derlis González (Jean Mota) e Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli

Avaí (4-1-4-1): Lucas Frigeri; Léo, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes (Julinho); Pedro Castro; Richard Franco, Lourenço, João Paulo e Gustavo Ferrareis (Caio Paulista); Bruno Sávio (Gegê). Técnico: Alberto Valentim

Gols: Derlis González (8’1T), Carlos Sánchez (32’1T) e Felipe Jonatan (31’2T), pelo Santos; João Paulo (28’1T), pelo Avaí

Cartões amarelos: Diego Pituca (15’1T) e Jorge Sampaoli (16’1T), do Santos; Léo (8’2T), do Avaí

Árbitro: Wagner Reway (PB)

Assistentes: Fabio Pereira (TO) e Ivan Carlos Bohn (PR)

VAR: Adriano Milczvski (PR)

Público: 12.787 pessoas

Renda: R$ 461.520,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s