Por Cleber Aguiar – Santos aposta tudo no ataque para eliminar Ponte Preta

Fonte: O Estado de São Paulo

Na Vila Belmiro, o melhor time da primeira fase vai tentar fazer valer seu favoritismo

O Santos iniciará contra a Ponte Preta, às 19h30 desta quarta-feira, na Vila Belmiro, a série de quatro jogos que o separa do seu 21.º título paulista, conquista que será de grande importância para consolidar a nova geração de talentos formados no clube.

Damião volta ao Santos contra Ponte - Ricardo Saibun/Divulgação

Os torcedores santistas esperam que a equipe de Geuvânio e Gabriel tenha o sucesso das três primeiras gerações dos Meninos da Vila: a de 1978, campeã paulista, a de 2002, campeã brasileira, e a de 2010, campeã paulista, da Copa do Brasil e, no ano seguinte, da Libertadores.

Para isso, no entanto, é obrigatório derrotar a Ponte Preta. Em caso de empate, a decisão da vaga na semifinal será nos pênaltis. Mesmo sabendo que seu time é favorito, até porque a Ponte diz que sua prioridade no momento é a preparação para a Série B do Brasileiro, Oswaldo de Oliveira cobra seriedade, dedicação e humildade dos jogadores. E uma coisa é certa: o treinador não vai abrir mão do estilo ofensivo de sua equipe.

Arouca e Cícero, que não jogaram contra o Palmeiras, no domingo, voltarão hoje para formar o meio de campo santista. À frente deles, estarão Geuvânio, Gabriel, Leandro Damião (outro que não jogou no domingo) e Thiago Ribeiro. O Santos vai pressionar a Ponte desde o início do jogo, apostando na velocidade de seus homens de frente e na capacidade ofensiva dos dois volantes.

A seu favor, a equipe santista tem o ótimo retrospecto na Vila Belmiro neste ano. O Santos venceu os oito jogos que disputou em casa, com 26 gols marcados e apenas cinco sofridos. As vitórias e o poder de fogo do ataque fizeram Oswaldo de Oliveira, que chegou ao clube sob desconfiança, ser aceito pelos torcedores. Mas ele é experiente e sabe que, em caso de derrota hoje, essa lua de mel acabará.

Uma das peças fundamentais da defesa santista – que hoje terá o retorno do lateral Cicinho e do zagueiro Jubal – é o goleiro Aranha, que enfrentará justamente o clube do qual saiu para defender o Santos. E ele fez um alerta à torcida alvinegra: o estilo ofensivo da equipe, sempre tão festejado, também pode causar alguma dor de cabeça.

“É preciso que todos entendam que a proposta de futebol ofensivo tem um preço porque somos contra-atacados”, afirmou o goleiro. “Em algum jogo pode acontecer de sofrermos gol e não conseguirmos fazer. Para manter a filosofia do DNA ofensivo, o torcedor precisa estar com o time, sabendo que a qualquer momento pode dar errado. Uma hora ou outra vamos ter problemas.”

O técnico da Ponte, Vadão, terá hoje o seu time completo – os titulares foram poupados no fim de semana. Um dos destaques da equipe é o atacante Alemão, revelado pelo Santos.

SANTOS X PONTE PRETA

SANTOS – Aranha; Cicinho, Neto, Jubal e Mena; Arouca, Cícero, Geuvânio e Gabriel; Leandro Damião e Thiago Ribeiro. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

PONTE PRETA – Roberto; Ferrugem, César, Diego Sacoman e Magal; Bruno Silva, Fernando Bob e Adrianinho; Antônio Flávio, Alemão e Silvinho. Técnico: Vadão.

Juiz: Vinícius Furlan.
Local: Vila Belmiro, em Santos
Horário: 19h30
Transmissão: SporTV

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s