Por Cleber Aguiar – Botafogo 0 x 1 Ponte Preta – A primeira vez a gente nunca esquece!

Fonte: Futebolinterior.com.br

A vitória dá moral para o time campineiro na luta contra degola e deixa o Cruzeiro mais perto da taça

Três dias após fazer seu primeiro jogo internacional em uma competição oficial, a Ponte Preta voltou a encerrar um tabu. Em um jogo em que foi quase perfeita na defesa, a Macaca conquistou sua primeira vitória na história no Maracanã, ao bater o Botafogo, por 1 a 0, na noite deste sábado. O duelo foi válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Esta foi a primeira vez que o time campineiro conseguiu uma vitória no Templo do Futebol. Até então, a Ponte havia realizado 16 partidas no local, com sete empates e nove derrotas. Na quarta, o time já havia conquistado um feito, ao disputar o primeiro jogo internacional contra o Deportivo Pasto-COL (2 x 0).

A vitória também confirma a boa fase vivida pela Macaca, sob o comando do técnico Jorginho. Nas últimas partidas, foram três vitórias, um empate e uma derrota, em jogo em que atuou de igual para igual contra o Atlético-PR. Agora, o time pontepretano chega aos 22 pontos, ainda na penúltima posição, mas a cinco de Flamengo e São Paulo, os primeiros fora da degola.

Por outro lado, o Fogão confirmou seu declínio, após a derrota para o líder Cruzeiro, por 3 a 0. Desde então, o time carioca acumulou duas derrotas no Maraca para o Bahia, por 2 a 1, e agora para a Ponte. Resultado que o mantém no segundo lugar, com 42 pontos, mas com a possibilidade de ver a Raposa abrir 11 pontos de diferença neste domingo.

Surpresa, Fogão! Como era de se esperar, o Botafogo começou a partida partindo para o ataque, enquanto a Ponte apostou em uma marcação no campo defensivo. Mesmo com o domínio territorial e a maior posse de bola, o time carioca encontrou muitas dificuldades para penetrar a área.

Em uma das raras oportunidades que isso aconteceu, aos 14 minutos, os próprios jogadores botafoguenses não se entenderam. O atacantre Hyuri cruzou pelo lado direito e o meia Lodeiro desviou de letra. A bola ia em direção ao gol, mas acabou pegando no atacante Rafael Marques.

A estratégia cautelosa da Macaca começou a surtir efeito com o passar do tempo. Primeiro, porque o Fogão não conseguia chegar com perigo. Segundo, porque os donos da casa começaram a se abrir em demasia e os campineiros passaram a encaixar contra-ataques.

Até que aos 40 minutos, em um desses contragolpes saiu a Ponte conseguiu um pênalti. O atacante Adaílton lançou para o lateral Artur, que acabou derrubado pelo lateral Lima na área. Na cobrança, aos 42, o meia Elias soltou uma bomba e a bola passou por baixo do goleiro Jefferson.

Segura, Ponte! Se com o empate, a Ponte já jogou na defesa, com a vitória parcial nas mãos, o time ficou ainda mais retrancado. E, desta, vez o problema é que o clube paulista praticamente abandonou até mesmo os contra-ataques. Então, o que se viu foi algo parecido com um treino de ataque contra defesa.

A sorte dos visitantes é que o Botafogo, definitivamente, não parecia estar no seu dia. A começar pelo craque do time, o holandês Seedorf, que teve atuação discreta. Mesmo com dificuldades, os carioca quase marcaram aos 24 minutos. O atacante Henrique recebeu na direita, girou e bateu cruzado para defesa espetacular de Roberto.

O jogo prosseguiu pelos minutos seguintes com o domínio botafoguense, mas a defesa pontepretana continuou a afastando praticamente tudo. Aos 48, o Bota ainda teve a grande chance de empatar. Após bola cruzada, o atacante Alex pegou de virada, na pequena área, mas mandou por cima do gol.

Próximos jogos Na próxima terça-feira, às 19h30, a Ponte Preta volta a campo para o duelo de lanternas contra o Náutico, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Enquanto isso, o Botafogo fará o clássico contra o Fluminense, na quarta-feira, às 21 horas, no mesmo Maracanã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s