Por CleberAguiar – Santos se une a atletas e é o 1º clube a pedir mudanças

Fonte: Folha Online

RAFAEL VALENTE

O Santos foi o primeiro clube a se manifestar contra o calendário de 2014, divulgado pela CBF na semana passada, e se uniu ao discurso dos atletas das Séries A e B.

Os jogadores articulam uma nova proposta de datas dos jogos para os próximos anos para substituir a programação divulgada pela CBF.

O Santos se colocou à disposição para debater o assunto com outros clubes e trabalhar em conjunto com eles.

Em comunicado enviado à Folha e assinado pelo presidente Odílio Rodrigues, o clube aponta problemas como o excesso de jogos, a falta de datas para realizar uma pré-temporada e até torneios com baixo apelo comercial.

O Santos argumenta ainda que a programação da CBF cria dificuldades para que os times viajem ao exterior para divulgarem sua marcas.

A defesa santista não é exatamente novo. O clube tem esse posicionamento desde 2010, nos primeiros anos da gestão de Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro –hoje, licenciado por motivo de saúde.

O cartola utilizava como argumento principal para uma mudança as convocações da seleção brasileira que desfalcavam o Santos com frequência ao tirar Neymar do time.

Em novembro de 2012, o Santos encomendou um estudo junto ao consultor Almir Somoggi para elencar os problemas do calendário.

As críticas se intensificaram agora, após a CBF anunciar a programação de 2014 e os atletas se manifestarem.

Segundo o calendário da CBF, a temporada de 2014 começará em 12 de janeiro para ajustar o calendário nacional à Copa –haverá 45 dias de interrupção em junho e julho.

O problema é que as datas comprometem a preparação dos times. O Brasileiro terminará em 8 de dezembro e as equipes retornarão das férias somente em 7 de janeiro. Dessa forma, terão menos de cinco dias para treinar antes de estrearem nos Estaduais.

“Esse modelo ainda penaliza os clubes com maior sucesso na temporada, uma vez que, aquele que obtém excelente desempenho esportivo em um ano, viverá, certamente, uma situação caótica na temporada seguinte”, diz trecho da nota santista.

Moacyr Lopes Junior – 10.set.13/Folhapress
Odílio Rodrigues Filho, presidente do Santos, dá entrevista na sede do clube, na Vila Belmiro
Odílio Rodrigues Filho, presidente do Santos, dá entrevista na sede do clube, na Vila Belmiro

MUDANÇAS NO RIO

A federação carioca informou ontem que não seguirá o calendário da CBF e que seu Estadual terá início em 19 de janeiro. A mudança foi definida sem consulta aos clubes.

A alteração é sutil, mas o presidente da entidade, Rubens Lopes, disse que era a única forma de remediar o problema hoje. Ele prometeu que os clubes serão consultados sobre o Estadual-2015.

O formato deve ter menos jogos na semana, 30 dias de férias ininterruptas e mais 30 dias de pré-temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s