Por Cezar Alvarenga – Felipão repete 2002 e convoca vários jogadores que atuam no Brasil.

Fonte: MSN Esportes

Com 11 entre os 23 convocados atuando em clubes brasileiros, a lista do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações de 2013 contrariou o que os antecessores fizeram nas últimas competições oficiais da Fifa que a seleção brasileira disputou. Felipão repetiu o que já tinha feito na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, valorizou os clubes nacionais e diminuiu a participação estrangeira na equipe.

Visando a disputa da Copa do Mundo de 2014, Felipão explicou que vai usar o torneio que será disputado entre os dias 15 e 30 de junho deste ano para dar experiência aos mais jovens. Na lista divulgada nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, o treinador chamou 11 atletas de equipes do Brasil: Diego Cavalieri, Jean e Fred (Fluminense), Réver e Bernard (Atlético-MG), Jefferson (Botafogo), Paulinho (Corinthians), Fernando (Grêmio), Jadson (São Paulo), Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional).

“Nós temos bons jogadores atuando aqui, outros bons lá fora”, minimizou Felipão. “Tive algumas dificuldades em razão que tinham muitos outros bons jogadores que poderiam estar na lista, mas de acordo com alguns critérios que envolve a participação de grupo estes são os escolhidos”, completou.

Em 2002, Scolari também deu bastante espaço aos atletas “nacionais”, foram 13 jogadores de clubes do país no elenco que disputou a Copa do Mundo no Japão e na Coreia do Sul: Dida, Vampeta e Ricardinho (Corinthians), Rogério Ceni, Belletti e Kaká (São Paulo), Anderson Polga e Luizão (Grêmio), Marcos (Palmeiras), Gilberto Silva (Atlético-MG), Kleberson (Atlético-PR), Juninho Paulista (Flamengo) e Edílson (Cruzeiro).

Neste intervalo de 11 anos, os outros treinadores que passaram pela seleção sempre deram preferência para um número bem maior de “estrangeiros”. Na Copa das Confederações de 2005 e na Copa do Mundo de 2006, ambas na Alemanha, Carlos Alberto Parreira chamou apenas quatro e depois três jogadores de times brasileiros, respectivamente. A seleção foi campeã em 2005, ao vencer a Argentina na final, mas caiu para a França nas quartas de final em 2006.

Nas competições seguintes, foi a vez de Dunga convocar sete “nacionais” na Copa das Confederações de 2009, e o time faturou o título depois de bater os Estados Unidos na decisão. No Mundial de 2010, também na África do Sul, foram apenas três que jogavam em clubes do Brasil, e a seleção perdeu para a Holanda nas quartas de final.

A exceção aconteceu na Copa das Confederações de 2003, na França, quando o torneio não era preparatório para a Copa do Mundo. Na ocasião, Parreira incluiu na lista o nome de 14 atletas “nacionais”, mas a seleção acabou eliminada ainda na fase de grupos.

Confira os convocados que atuam em clubes brasileiros para as últimas competições:

Copa das Confederações-2013 – 11 jogadoresDiego Cavalieri (Fluminense)Jean (Fluminense)Fred (Fluminense)Réver (Atlético-MG)Bernard (Atlético-MG)Jefferson (Botafogo)Paulinho (Corinthians)Fernando (Grêmio)Jadson (São Paulo)Neymar (Santos)Leandro Damião (Internacional)

Copa do Mundo-2010 – 3 jogadores

Gilberto (Cruzeiro)

Kleberson (Flamengo)

Robinho (Santos)

Copa das Confederações-2009 – 7 jogadoresVictor (Grêmio)

Kleber (Inter)

André Santos (Corinthians)

Ramires (Cruzeiro)

Nilmar (Inter)

Miranda (São Paulo)

Kleberson (Flamengo)

Copa do Mundo-2006 – 3 jogadores

Rogério Ceni (São Paulo)

Mineiro (São Paulo)

Ricardinho (Corinthians)

Copa das Confederações-2005 – 4 jogadores

Marcos (Palmeiras)

Cicinho (São Paulo)

Léo (Santos)

Robinho (Santos)

Copa das Confederações-2003 – 14 jogadoresJúlio César (Flamengo)

Fábio (Vasco)

Maurinho (Cruzeiro)

Kleber (Corinthians)

Edu Dracena (Cruzeiro)

Fábio Luciano (Corinthians)

Alex (Cruzeiro)

Dudu Cearense (Vitória)

Kleberson (Atlético-PR)

Ricardinho (São Paulo)

Adriano (Atlético-PR)

Luís Fabiano (São Paulo)

Gil (Corinthians)

Ilan (Atlético-PR)

Copa do Mundo-2002 – 13 jogadores

Marcos (Palmeiras)

Ricardinho (Corinthians)

Gilberto Silva (Atlético-MG)

Dida (Corinthians)

Belletti (São Paulo)

Anderson Polga (Grêmio)

Kleberson (Atlético-PR)

Vampeta (Corinthians)

Juninho Paulista (Flamengo)

Edílson (Cruzeiro)

Luizão (Grêmio)

Rogério Ceni (São Paulo)

Kaká (São Paulo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s