Por Cezar Alvarenga – Manchester United anuncia o substituto de Alex Ferguson

Fonte: MSN Esportes

O Manchester United confirmou o que todo mundo já sabia: David Moyes será o técnico do clube a partir da próxima temporada. O escocês deixa o Everton após 11 anos e chega com a dificílima missão de substituir o compatriota Alex Ferguson, que anunciou a aposentadoria nesta quarta-feira.

Moyes chega com bastante moral ao United. Indicado pelo próprio Alex Ferguson, ele assina um contrato de nada menos que seis temporadas. “Quando discutimos sobre quem seria, fomos unânimes com o nome de Moyes. Admiro o trabalho dele há muito tempo e até nos apoximamos em 1998 quando o ofereci um cargo de assistente no United. Não há dúvidas de que ele tem todas as qualidades esperadas em um treinador do United”, elogiou Ferguson.

“Sempre disse que queria que o próximo técnico tinha que ser um homem com a cara do United. Em David Moyes encontramos as qualidades que fazem do United um clube tão especial. Nós fechamos um contrato longo e vamos construir um time para o futuro e para o presente. Estabilidade traz sucesso”, completou Bobby Charlton.

Moyes foi apontado como favorito ao cargo desde o anúncio da saída de Ferguson, a frente até do português José Mourinho. Na manhã desta quinta, o Everton publicou no site oficial a saída do treinador, e o Manchester United deixou escapar uma imagem no Facebook que já pedia aos torcedores para mandar mensagens de boas vindas ao escocês. A foto foi retirada, mas poucas horas depois o acerto entre técnico e clube foi confirmado.

David Moyes é quase como um ‘mini-Ferguson’. Com muito menos glamour que o compatriota, Moyes está no Everton desde 2002 e vem reconstruindo a equipe, assim como Sir Alex fez com o próprio United. O problema é que Moyes ainda não tem nenhum título de elite em mais de 15 anos de carreira como treinador.

O escocês estreou como técnico em 1998 no Preston North End. Em quatro temporadas no clube, teve o acesso da terceira para a segunda divisão inglesa como o seu grande feito. Assumiu o Everton nos últimos 9 jogos da temporada 2001-2002 e chegou conseguindo evitar o rebaixamento da equipe.

Nas dez temporadas seguintes, conseguiu manter quase sempre o Everton na metade superior da tabela – só terminou abaixo do décimo lugar por duas vezes (17º em 2004 e 11º em 2006). Em 2005, até colocou a equipe na Champions League – ainda classificou o time três vezes para a Copa da Uefa/Europa League.

Na atual Premier League, o Everton é o sexto colocado, mas já não tem grandes chances de conseguir uma vaga em competições europeias da próxima temporada. Mesmo assim, Moyes segue com muito prestígio e deve terminar mais uma vez a frente do arquirrival Liverpool.

No United, Moyes já tem um desafio bastante espinhoso. Ele reencontrará um antigo desafeto: Wayne Rooney. E, para piorar, o atacante é um dos grandes ídolos da torcida vermelha.

Em 2006, Rooney lançou sua autobiografia e trazia declarações polêmicas sobre o treinador, falando que queria se afastar dele, que seria a grande causa por deixar o clube. Moyes ficou inconformado e processou o jogador e os autores do livro por terem divulgado conteúdos de conversar que seriam confidenciais. Na Justiça, o técnico ganhou a disputa.

Os dois minimizaram as desavenças ainda em 2009, em uma conversa por telefone. A imprensa inglesa, porém, já começa a especular uma possível saída de Rooney. Melhor para Chelsea, paris Saint-Germain e Bayern de Munique, que seriam os principais interessados no atacante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s