Por Cleber Aguiar – Palmeiras aposta na camisa para bater grama, cansaço e Tijuana

Fonte: Globo.com

Com poucas horas de descanso, grama sintética e desfalques importantes, Verdão tem tradição no torneio como trunfo para começar bem nas oitavas

Por Alexandre LozettiTijuana, México

treino Palmeiras (Foto: Alexandre Lozetti)Verdão vai atuar no gramado sintético do estádio
Caliente nesta terça-feira (Foto: Alexandre Lozetti)

Foram mais de 15 horas em aeroportos e aviões até a delegação do Palmeiras chegar a Tijuana, pouco mais de 24 horas antes da partida. A equipe ainda teve de reconhecer a temida grama sintética do estádio Caliente, onde vai atuar nesta terça-feira. De quebra, desfalques importantes ficaram no Brasil, como o artilheiro Leandro, que não está inscrito, e meia Valdivia e o goleiro Fernando Prass, que estão lesionados. Por fim, o Verdão ainda terá pela frente um time que, apesar de ter terminado em segundo no seu grupo, fez mais pontos na fase anterior, e impôs ao campeão Corinthians sua única derrota na Libertadores nas últimas 20 partidas.

Num clima de “contra tudo e contra todos”, o Palmeiras aposta na tradição para conseguir um bom resultado diante do Tijuana no primeiro jogo das oitavas de final da competição continental. Tradição de um clube que já participou da competição 15 vezes, e foi campeão em 1999, enquanto o adversário desta noite foi fundado apenas em 2007. São 99 anos de história contra seis. Fator que pode não decidir, mas o técnico Gilson Kleina e seus comandados querem fazer pesar dentro de campo.

Mesmo na Série B do Campeonato Brasileiro, fato ressaltado pela imprensa mexicana, o Palmeiras é respeitado como um grande no país do primeiro duelo. Até porque, segundo os jornais locais, “os clubes brasileiros estão acostumados a colocar fim ao sonho dos mexicanos”. Além do bom time do Tijuana, o Verdão terá de superar uma viagem desgastante. Após conseguir marcar os jogos para as datas que gostaria, a diretoria não conseguiu reservar lugares em vôos com maior antecedência, chegando ao local somente na tarde de segunda-feira.

A grama sintética também será inimiga. Fernando Prass, goleiro titular, já havia tido uma experiência com esse tipo de piso quando atuava em Portugal. E nem com isso o Verdão poderá contar, já que ele teve uma luxação na clavícula e será substituído por Bruno. Por fim, o retrospecto negativo fora de casa é mais um trauma a ser superado.

Até agora, foram três derrotas em três jogos como visitante na Libertadores: contra Tigre na Argentina, Libertad no Paraguai, e Sporting Cristal no Peru. A partida diante do Tijuana terá início às 22h30 (horário de Brasília), 18h30 no fuso horário da cidade mexicana. O árbitro será o uruguaio Martín Vasquez, auxiliado pelos compatriotas Mauricio Espinosa e Marcelo Costa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em tempo real.

header as escalações 2

Tijuana: a formação dos Xolos para o início das oitavas de final não deverá ter surpresas. O argentino Antonio Mohamad mandará a campo Saucedo, Nuñez, Gandolfi, Aguilar e Castillo; Pellerano, Arce e Corona; Martínez, Riascos e Moreno.

Palmeiras: o técnico Gilson Kleina vai promover o retorno de Kleber ao time titular, e escalar Tiago Real no meio-campo. Apesar de ter treinado como volante durante a semana, Henrique vai formar dupla de zaga com Maurício Ramos. O Verdão vai entrar em campo com Bruno; Ayrton, Maurício Ramos, Henrique e Marcelo Oliveira; Marcio Araújo, Charles, Wesley e Tiago Real; Vinícius e Kleber.
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Tijuana: o lateral-esquerdo Garza tem uma lesão muscular, e trabalha para estar à disposição do treinador na partida de volta, dia 14, no Pacaembu.

Palmeiras: Vilson, Fernando Prass, Leandro Amaro e Patrick Vieira estão machucados, assim como Valdivia, que poderia ter retornado, mas voltou a sentir uma lesão na coxa direita na semana passada. Leandro e Léo Gago não estão inscritos porque já atuaram pelo Grêmio.

header fique de olho 2

Tijuana: apesar da fama e do visual de Martínez, o “Neymar equatoriano”, e de Moreno já ter vencido a Libertadores contra o próprio Palmeiras, em 2000, quando atuava pelo Boca, o grande destaque da fase de grupos foi Riascos. Forte e veloz, ele preocupa por seus chutes e jogadas de infiltração.

Palmeiras: Kleber volta a atuar na Libertadores depois de perder um gol inacreditável diante do Tigre, nos últimos minutos, e antes de o Palmeiras levar o gol argentino. Com a confiança de Gilson Kleina mesmo depois de perder pênalti na decisão contra o Santos, será o responsável por segurar a defesa do Tijuana atrás.header o que eles disseram

Nuñez, lateral-direito do Tijuana: “O Palmeiras é um rival muito complicado, assim como todos os brasileiros. Vai ser uma partida muito difícil, mas esperamos conseguir um bom resultado aqui para cravarmos a classificação no Brasil.”

Gilson Kleina, técnico do Palmeiras: Já conversamos bastante no hotel e na vinda para cá. Não podemos voltar do México em desvantagem. Vamos buscar a vitória e, se não der, temos de trazer o empate. Qualquer vantagem será importante. Será o momento da superação, mas temos a obrigação de fazer a nossa parte, agora que estamos em apenas uma competição.

header números e curiosidades
* O duelo desta terça-feira será o primeiro entre as equipes.

* O Palmeiras já disputou 73 partidas como visitante na Taça Libertadores da América. O desempenho é o seguinte: 27 vitórias, 12 empates e 34 derrotas, com 101 gols marcados e 105 sofridos.

* O Tijuana será o segundo adversário mexicano que o Verdão enfrentará no torneio. Em 2000, a equipe enfrentou o Atlas nas quartas de final e obteve duas vitórias, por 2 a 0 e 3 a 2.

* Brasileiros e mexicanos duelaram em 64 ocasiões na Libertadores. A vantagem é verde e amarela, com 32 triunfos, 12 empates e 20 derrotas.

linksaovivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s