ICFUT–Quartas de final do Paulistão podem ter duelo de gigantes

Fonte: lancenet

Corinthians, Santos e Palmeiras são os mais ameaçados por possibilidade; São Paulo, que deve confirmar primeira colocação, está quase livre

As imagens de Santos 0 x 0 Corinthians (Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)
Na primeira fase, Santos e Corinthians ficaram no zero (Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)

Já garantidos nas quartas de final do Paulistão Chevrolet, os quatro grandes clubes paulistas têm apenas um incentivo para as duas rodadas que restam na primeira fase da competição: fugir dos arquirrivais na primeira rodada eliminatória. Após a 17ª rodada, o cruzamento das quartas teria o clássico Santos x Corinthians, já que o Peixe está na quarta colocação e o Timão na quinta. O líder São Paulo teria pela frente o Penapolense, em oitavo; enquanto o Palmeiras (sexto) enfrentaria o Mogi Mirim (terceiro). O outro duelo seria entre os interioranos Ponte Preta e Botafogo.

Líder isolado com 38 pontos, quatro a mais que a vice-líder Ponte Preta e com um jogo a menos, o Tricolor já tem uma posição garantida no Top 4, mesmo que perca os três jogos que ainda tem pela frente: o confronto adiado da quarta rodada contra o União Barbarense, nesta quarta-feira, e XV de Piracicaba e Mogi Mirim. O time precisa de apenas um triunfo para assegurar a primeira colocação. O Corinthians, quinto colocado com 32 pontos, pode até alcançar o rival em número de pontos (38), mas perderia no desempate no número de vitórias (atualmente 12 contra 8).

Em quarto, com 33 pontos, o Santos está empatado com o Mogi Mirim (3º) e um ponto atrás da Ponte. Para subir na classificação, além de torcer por tropeços dos rivais, terá de vencer o União Barbarense e o Penapolense nas últimas rodadas. Este último, por sinal, ocupa a oitava posição e briga para se garantir nas quartas de final.

O Palmeiras, na sexta colocação, hoje faria uma das partidas das quartas contra o Mogi Mirim (3º). No entanto, o adversário ainda pode mudar e o Verdão pode enfrentar Santos ou Corinthians, dependendo dos resultados. Se ambos vencerem os próximos dois compromissos e Santos ou Mori tropeçarem, avançam e Corinthians terminaria em quarto e o Palmeiras em quinto, havendo assim duelo entre os rivais.

Arquirrivais Corinthians e Palmeiras podem se enfrentar nas quartas. Na primeira fase, empate por 2 a 2

Se a intenção dos clubes é enfrentar um time do interior, uma combinação de resultados precisa acontecer. Para isso, o São Paulo venceria o XV de Piracicaba e o Mogi, o Santos perderia para o União Barbarense e Penapolense, enquanto o Palmeiras teria de perder e empatar e o Timão perder seus dois jogos. A Ponte venceria seus dois confrontos.

Com o raciocínio acima, os grandes não se enfrentariam e as quartas ficariam da seguinte forma: São Paulo (1º) x Botafogo (8º); Penapolense (4º) x Santos (5º); Ponte Preta (2º) x Palmeiras (7º) e Mogi Mirim (3º) x Corinthians (6º).

Como o São Paulo deve assegurar a primeira colocação dificilmente terá um rival nas quartas, já que são pequenas as chances de Santos, Corinthians ou Palmeiras ficarem em oitavo lugar. Já os duelos Santos x Corinthians, Santos x Palmeiras ou Corinthians x Palmeiras estão na berlinda, pois ainda pode haver muita troca de posição entre eles e Ponte Preta e Mogi Mirim. Nas quartas, os duelos serão em jogo único e, em caso igualdade, a decisão será nos pênaltis. O mesmo valerá para as semifinais. Apenas a decisão será em dois jogos.

Como no futebol é complicado fazer previsões, resta ao torcedor esperar as duas rodadas restantes e torcer para que o espetáculo aconteça, independente de ser contra aquirrival ou um clube do interior de São Paulo.

Clássicos que podem acontecer

– A classificação atual aponta um clássico Corinthians x Santos nas quartas

– Como o São Paulo está perto de confirmar a primeira colocação, as chances de enfrentar Corinthians ou Santos são remotíssimas, pois os dois times só terminarão em oitavo lugar caso aconteça uma combinação muito improvável de resultados.

– O Palmeiras ainda pode terminar em oitavo, mas para isso terá que ser ultrapassado por dois times na classificação, que só podem ser Botafogo e Penapolense. Caso isso ocorra, poderemos ter São Paulo x Palmeiras.

– Além de Corinthians x Santos, outros clássicos que têm boas chances de pintar nas quartas são Corinthians x Palmeiras e Santos x Palmeiras. Apenas três pontos separam Ponte Preta, vice-líder, de Palmeiras, sexto colocado. Isso possibilita inúmeras alterações.

Jogos que restam para cada um do quarteto:

Corinthians:

18ª rodada – 14/4 – 16h – Linense x Corinthians

19ª rodada – 21/4 – 16h – Corinthians x Atlético Sorocaba

Palmeiras:

18ª rodada – 14/4 – 16h – Palmeiras x Guarani

19ª rodada – 21/4 – 16h – Ituano x Palmeiras

Santos:

18ª rodada – 13/4 – 18h30 – União Barbarense x Santos

19ª rodada – 21/4 – 16h – Santos x Penapolense

São Paulo:

4ª rodada – jogo adiado – 10/4 – 19h30 – União Barbarense x São Paulo

18ª rodada – 13/4 – 18h30 – São Paulo x XV de Piracicaba

19ª rodada – 21/4 – 16h – Mogi Mirim x São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s