ICFUT – Corinthians confirma renovação do técnico Tite até dezembro de 2013

Fonte: lancenet

Reunião no CT Joaquim Grava acerta a extensão do clube com o treinador, que é o que está há mais tempo no cargo no futebol brasileiro

Especial Tite Corinthians (Foto: Miguel Schincariol)
Contando as duas passagens (2004/05 e 2010 até agora), Tite já é o quinto treinador com mais jogos pelo Corinthians. Até o fim do ano, será o 4º da história, ultrapassando Nelsinho (Foto: Miguel Schincariol)

O contrato de Tite com o Corinthians, que terminava no fim do ano, foi estendido nesta quarta-feira. Em reunião no CT Joaquim Grava, diretoria e agente do treinador chegaram a um acordo, que agora prevê vínculo até dezembro de 2013. O gaúcho, que já era o treinador há mais tempo no cargo no futebol brasileiro, aumentará ainda mais essa liderança diante dos seus companheiros no Timão.

Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando demorou-se para chegar a um consenso em termos de valores salariais, o novo contrato do treinador foi fechado em apenas algumas horas de conversa. Na ocasião, assim como agora, a intenção do clube era a de permanecer com o comandante do título brasileiro, que também tinha vontade de ficar onde acabara de ganhar o principal título da carreira.

Com a conquista do título da Libertadores, Tite e o clube ficaram ainda mais fortalecidos. A renovação do contrato era um desejo de ambas as partes, fator fundamental para o acordo rápido. Em sua segunda passagem pelo Clube, o treinador já dirigiu a equipe em 138 jogos, com 72 vitórias, 39 empates e 27 derrotas – primeiro jogo desta etapa foi contra o Palmeiras, dia 25 de outubro de 2010, com vitória por 1 a 0. Desde a reestreia, o treinador já conquistou dois títulos importantes: o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Copa Santander Libertadores de 2012 (invicto).

Com mais oito jogos para fazer em 2012 (seis pelo Brasileirão e dois pelo Mundial), Tite chegará aos 197 jogos no comando do Corinthians. Com uma média de 70 partidas do clube por temporada, ele passaria tranquilamente o técnico Amílcar Barbuy, terceiro colocado com 240 jogos, e também Rato, que tem 256 jogos. No início de 2013 alcançaria a expressiva marca de 200 jogos. A primeira passagem foi entre 2004 e 2005, e a atual se iniciou em outubro de 2010, durante o Brasileirão.

Em recente entrevista ao LANCENET!, Tite afirmou que acha impossível haver um "Ferguson brasileiro". O escocês Alex Ferguson, do Manchester United (ING), está desde 1986 no comando do clube. Hoje, também exerce a função de gerente.

– Não é da nossa cultura. Nunca terá. Carlos Queiroz, que foi auxiliar dele, disse que era ele quem fazia a parte de campo, escalação. Aí é fácil para o Ferguson (risos) – divertiu-se Tite.

– A grandeza do Corinthians, esse longo tempo… Isso me credencia como profissional, qualifica trabalho, independentemente dos títulos. Olho para trás e vejo que fiquei muito tempo no Caxias, Grêmio, Inter… E no Corinthians precisa sempre de resultado. É um orgulho muito grande – afirmou, entre pausas e suspiros.

Tite tem 189 jogos no comando do Corinthians. Veja os quatro técnicos que estão na sua frente.
1. Oswaldo Brandão (441 partidas)
É o maior da história, com cinco passagens. Foi campeão paulista e do Rio-São Paulo em 1954, ano do IV Centenário, e do Paulista de 1977, para encerrar o jejum de 23 anos sem glórias.

2. Rato (José Castelli) (256 partidas)
Também teve cinco passagens pelo clube. Era meia do Timão, conhecido como Rei do Drible. Como técnico, foi bicampeão do Campeonato Paulista, nas edições de 1951 e 1952.

3. Amílcar Barbuy (240 partidas)
Teve quatro passagens como treinador do clube. A primeira foi enquanto jogador e capitão do time, decidindo quem seriam os 11 titulares. Conquistou o Paulistão de 1916.

4. Nelsinho Baptista (192 partidas)
Em quatro passagens, foi do céu ao inferno. Foi o campeão do primeiro título brasileiro, em 1990. Também ganhou o Paulistão, em 1997. Era o técnico do rebaixamento, em 2007.
*Dados do jornalista e historiador Celso Unzelte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s