Por Cleber Aguiar – De volta, Alex mexe com cartolas

Fonte: O Estado de São Paulo

GONÇALO JUNIOR

Após oito anos no futebol da Turquia, meia já desperta interesse de grandes clubes e seu destino deve ficar entre Palmeiras, Coritiba e Grêmio

Quando o Fenerbahçe anunciou ontem a rescisão do contrato de Alex, dirigentes de vários clubes torceram as mãos de ansiedade. Pessoas próximas ao jogador afirmam que o seu destino, no entanto, está restrito ao Coritiba, Grêmio ou Palmeiras.

Alex saiu do Fenerbahçe após ter desavenças com o atual treinador do time - Murad Sezes/Reuters-16/5/2010
Murad Sezes/Reuters-16/5/2010
Alex saiu do Fenerbahçe após ter desavenças com o atual treinador do time

O Coritiba é o clube em que iniciou a carreira, é do coração. Em junho, nas férias, Alex se reuniu com os dirigentes, ouviu o projeto para as próximas temporadas. Paralelamente, terminou de construir uma casa no Parque Barigui, bairro nobre de Curitiba. Ficou de pensar na proposta.

O plano B é encerrar a carreira no clube em que Vanderlei Luxemburgo estiver, qualquer que seja (os dois são amigos pessoais e Alex tem grande admiração pelo atual técnico do Grêmio). A terceira via é o Palmeiras, equipe no qual foi campeão da Libertadores e cujos dirigentes ficaram entusiasmados com a disponibilidade do jogador.

“Alex é um jogador que sempre interessou ao Palmeiras, mas, como tinha um vínculo com outro clube, era difícil trazê-lo. Sem dúvida é um jogador que seria importante em uma Libertadores, mas ainda precisamos conversar com ele”, disse o vice-presidente Roberto Frizzo.

Um fator importante pode embaralhar essas opções: a tabela do Campeonato Brasileiro. Aos 35 anos, Alex confidenciou a amigos que não tem mais gás e disposição para jogar na segunda divisão (hoje, o Palmeiras está na zona de rebaixamento, o Coritiba tem dois pontos de vantagem para a degola e o Grêmio está na zona da Libertadores).

Atritos. Esses caminhos foram traçados pelo meia quando começaram os atritos com o novo treinador, o turco Aykut Kocaman. Desde o primeiro semestre, Alex vive um lento processo de fritura – chegou a ser barrado contra o Spartak de Moscou pela fase classificatória para a Copa dos Campeões. A diretoria se alinhou ao treinador, que afastou outros jogadores e membros da comissão técnica e teria dito que “Alex era o último que faltava”. O jogador tentou sair na última janela de transferências, mas não conseguiu acordo.

As divergências estão dentro e fora de campo. Nas quatro linhas, Alex discordava do esquema defensivo do treinador, que insistia em encher o meio de volantes. Por isso, discutiram no vestiário várias vezes. As questões externas envolvem vaidades e picuinhas do técnico. Kocaman ficou incomodado com a possibilidade de o brasileiro superá-lo como maior artilheiro do clube na Liga Turca – Alex rescindiu seu contrato com quatro gols a menos (140 a 136). Proibido de dar entrevistas, Alex também era criticado pela diretoria pelo uso do Twitter.

O técnico manteve seu nome na posteridade, mas mexeu em um vespeiro. Alex é uma celebridade na Turquia. No dia 15 de setembro, por exemplo, foi homenageado com a inauguração de uma estátua gigante, em frente ao estádio do clube. Sua esposa, Daiane, não consegue ir ao supermercado e quem tem uma foto com o camisa 10 também vira celebridade. Ontem, após o anúncio da saída do craque, centenas de torcedores do Fenerbahçe foram protestar em frente ao seu condomínio de luxo. Contrários à decisão da diretoria, diziam que não deixariam Alex sair do clube.

“O país é seguro, mas ficamos preocupados com algum ato impensado. Os turcos são muito mais fanáticos que nós”, diz Edson Mauad, ex-dirigente do Coritiba e sogro do jogador.

Na semana que vem, Alex promete falar. É muito grato à torcida e não quer sair sem dar uma explicação. Deve ficar mais três semanas na Turquia antes de decidir seu destino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s