Por Cleber Aguiar – Vasco e Flamengo disputam clássico em outro gramado

Fonte: O Globo-RJ

Vasco e Flamengo levaram do gramado para os jardins a rivalidade entre os times. Os dois clubes cariocas vão se enfrentar agora num concurso que vai escolher o canteiro mais bonito plantado nas calçadas no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. O Rio+Florido é promovido pela Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos com o objetivo de embelezar o paisagismo da região. Como noticiou a coluna Gente Boa, o clube rubro-negro, cuja sede fica na Avenida Borges de Medeiros, foi o primeiro entre os times a se inscrever no concurso, que ontem recebeu a adesão do quase vizinho Vasco da Gama, que tem sua sede náutica às margens da Lagoa.

A competição, no entanto, não deve ser fácil: até ontem, quatro clubes (Caiçaras e o Jockey também estão do páreo) e 26 condomínios da região já haviam entrado na briga. Os prêmios serão quantias em dinheiro (o primeiro lugar ganha R$ 4 mil), cursos de jardinagem no Jardim Botânico, hospedagem em hotéis, passeios de helicóptero e vale-compras. As inscrições para o concurso Rio+Florido, iniciadas em julho, encerram-se no próximo dia 30 e podem ser feitas pelo site http://www.riomaisflorido.com.br.

— A ideia do concurso é incentivar os cariocas a cuidarem da beleza da cidade e estimular outros condomínios a fazerem o mesmo, cuidando de seus canteiros e área verdes — explica o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, acrescentando que a prefeitura revitalizou os canteiros da Lagoa antes do lançamento do concurso.

— Inicialmente, as inscrições terminariam dia 10 de setembro, mas a ideia foi tão bem aceita que tivemos de ampliar o prazo, pois muitos condomínios nos procuraram pedindo para participar.

Nosso objetivo é que o projeto se espalhe para outros pontos. Por isso, vamos levá-lo em seguida para a Zona Norte, onde pretendemos fazer concursos simultâneos em dois bairros. Estamos fazendo um levantamento para escolher entre Vila Isabel, Irajá, Tijuca e Méier.

JARDINS SUSPENSOS NA LAGOA

Entre os concorrentes, a primeira a se inscrever foi a estilista Lenny Niemeyer, que tratou de deixar mais florido, com algumas bromélias e orquídeas, o canteiro em frente ao seu prédio, na Avenida Epitácio Pessoa. No Condomínio Vila Lagoa, na mesma avenida, os moradores gastaram R$ 4 mil e contrataram os serviços do paisagista mineiro Ricardo Portillo, que fez um jardim suspenso, também com orquídeas e bromélias, usando como base uma árvore torta em frente ao edifício: — No dia em que estávamos fazendo o jardim, vários moradores da região pararam para elogiar. E, depois que ele ficou pronto, tem atraído muitos olhares. Já vi gente passando de carro e de ônibus e sorrindo, apontando para nosso jardim.

Muita gente nos perguntava se não tínhamos medo de que roubassem as orquídeas, mas não estamos preocupados com isso — diz Ricardo. — Mesmo que nosso jardim não seja campeão, já atingimos o nosso objetivo de espalhar a beleza.

A advogada Sandra Caldas, síndica do Vivendas da Lagoa, também diz que a implantação do jardim já deu frutos: — Os moradores estão animados com o concurso, e nossa entrada está mais alegre e romântica — comenta Sandra, que escolheu o colorido das flores maria sem- vergonha para compor o jardim.

De acordo com o regulamento do concurso, que tem apoio da Universidade Estácio de Sá, podem participar todas as residências e os condomínios situados nas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa. Vale pessoa física ou jurídica.

O desafio, explica a prefeitura, é deixar os canteiros com “melhores ambiência e estado de conservação, utilizando flores, arbustos e criatividade para garantir novo visual aos espaços”.

Depois que as inscrições forem encerradas, todos os jardins serão fotografados, e os cariocas escolherão os dez mais bonitos por categoria (médio ou grande).

O período de votação será entre os dias 1º e 7 de outubro, pelo Facebook do concurso cultural e pelo site http://www.riomaisflorido.

com.br. Depois desta pré-seleção, uma comissão julgadora, formada por representantes da Secretaria de Conservação, da Fundação Parques e Jardins, do Jardim Botânico e por um grupo de paisagistas, elegerá os três campeões por categoria.

O resultado será divulgado dia 16 de outubro. A premiação será no Palácio da Cidade, no dia 18 de outubro, às 10h.

Além da beleza, serão avaliados a diversidade de espécies usadas no jardim, a adequação das plantas ao clima do entorno da Lagoa e o “enquadramento paisagístico” do canteiro, explica a Secretaria de Conservação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s