ICFUT – Líder em quase todos os quesitos, Flu de Abel bate recorde no Brasileiro

Fonte: globo

Nunca o primeiro colocado havia chegado aos 47 pontos na 22ª rodada na era dos pontos corridos. Flu tem ainda o melhor ataque, defesa e o artilheiro

 

Flu no Brasileirão 2012
Maior número de pontos: 47
Menor número de derrotas: 1
Melhor ataque: 37 gols feitos
Melhor defesa: 15 gols sofridos
Melhor saldo: 22 gols
Artilheiro: Fred, com 10 gols


Líderes na 22ª rodada
2003 – Cruzeiro, 46 pontos
2004 – Santos, 38 pontos
2005 – Corinthians, 42 pontos
2006 – São Paulo, 43 pontos
2007 – São Paulo, 46 pontos
2008 – Grêmio, 45 pontos
2009 – Palmeiras, 41 pontos
2010 – Fluminense, 41 pontos
2011 – Corinthians, 43 pontos

Maior número de pontos, menor número de derrotas, melhor ataque, melhor defesa, melhor saldo de gols, artilheiro… A campanha do Fluminense resume bem o momento da equipe no Campeonato Brasileiro. Líder em quase todos os quesitos (dois pontos atrás, o segundo colocado Atlético-MG realizou um jogo a menos), o Tricolor enfim assumiu a liderança na noite da última quinta-feira ao bater o Santos por 3 a 1 no Engenhão. De quebra, os comandados do técnico Abel Braga ainda bateram um recorde da competição nacional: nunca o primeiro colocado na 22ª rodada havia alcançado a marca dos 47 pontos. A campanha atual, aliás, supera em seis pontos a que garantiu o tricampeonato ao clube das Laranjeiras em 2010.

Sempre com os pés no chão mesmo tendo sofrido apenas uma derrota em 22 partidas, Abelão disse após o jogo que as estatísticas valem mais para a imprensa do que para os jogadores. Mas admitiu que cada marca superada alimenta a confiança tricolor.

– Esses números a gente sempre sabe por vocês (jornalistas), que vivem dentro dessas estatísticas loucas (risos). Não temos tempo para pensar nisso. Mas é claro que cada recorde superado aumenta a confiança. Realmente têm acontecido coisas muito legais em 2012. Fizemos o melhor turno do Fluminense, vencemos cinco clássicos no ano… O importante, porém, é que seguimos com os pés no chão. Ainda falta muita coisa. É claro que agora abrimos uma vantagem boa de 12 pontos para o 5º colocado, mas nada garante que o campeonato vai terminar assim. O Grêmio vem subindo de produção. Já o Atlético-MG pagou por jogar sem cinco jogadores contra o Bahia assim como nós já pagamos em outras rodadas. O futebol se alimenta de confiança e ela só vem com os bons resultados. Ainda bem que eles tem aparecido, o que é bom para todo mundo – disse o treinador.

Tão importante quanto as vitórias, o Fluminense vem subindo de produção também no nível de suas atuações. Tanto que Abel classificou a vitória sobre o Santos como um dos melhores desempenhos do Tricolor no Brasileirão. Mas o treinador fez questão de dar o mérito todo aos jogadores e se disse apenas um coadjuvante no líder da competição.

Abel Braga, Fluminense e Santos (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Abel gesticula na vitória sobre o Santos: na opinão do treinador, uma das melhores atuações do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2012 (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

– Sou coadjuvante aqui. O importante é que temos jogadores que cumprem taticamente o que lhes é pedido.  O Santos começou jogando de uma maneira que não esperávamos, com dois centrais fincados. Não é o usual deles. Passamos por dificuldades no início e fizemos algumas mudanças na marcação. Assim que eles tomaram o gol passaram a atuar com duas linhas de quatro e tiveram a felicidade de chegar ao empate. Mas conseguimos chegar à vitória sem ansiedade ou desespero. Acho que nem tenho muito o que falar sobre a partida, porque foi uma das nossas melhores exibições no Brasileiro – frisou.

Após a vitória sobre o Santos, o elenco do Fluminense se reapresenta na tarde desta sexta-feira nas Laranjeiras. A equipe volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Internacional, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s