Por Cleber Aguiar – Vasco empata com Coritiba e perde chance de reassumir 2º lugar

Fonte:Portal Terra

Felipe marcou o gol de empate, mas Vasco volta a tropeçar pelo Brasileiro. Foto: Mauro Pimentel/Terra

Felipe marcou o gol de empate, mas Vasco volta a tropeçar pelo Brasileiro
Foto: Mauro Pimentel/Terra

Os tropeços de Atlético-MG e Fluminense no início da rodada – empates contra Atlético-GO e Cruzeiro, respectivamente – poderiam ter ajudado o Vasco a diminuir desvantagem para a primeira colocação. Porém, os dois marcaram gols no final do jogo e a equipe carioca apenas empatou com o Coritiba por 2 a 2, nesta quinta-feira, em São Januário, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Coritiba soube explorar o contra-ataque para abrir o marcador no primeiro tempo. Aos 21min, Éverton Ribeiro dominou chutão no círculo central, avançou até a área adversário e tocou para Júnior Urso finalizar na saída de Fernando Prass para o fundo das redes. A vantagem do time paranaense durou até os 2min da etapa final. Carlos Alberto fez boa jogada individual e rolou para Felipe empatar o duelo desta quinta-feira no Rio de Janeiro.

O Vasco conseguiu a virada aos 42min da etapa final. Juninho Pernambucano cobrou falta na área e o volante Wendel aproveitou a sobra para bater sem chances para Vanderlei. Porém, dois minutos depois, Lucas Mendes cobrou falta na área, o argentino Escudero escorou de cabeça e Éverton Ribeiro, livre, finalizou cruzado para evitar o revés fora de casa.

Com o empate na noite desta quinta-feira em casa, o Vasco chega ao segundo jogo sem vitória e se mantém em terceiro lugar com 35 pontos, um atrás do Fluminense e quatro atrás do líder Atlético-MG. E para buscar a recuperação no Campeonato Brasileiro, o time terá pela frente no próximo domingo o arquirrival Flamengo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, pela penúltimo rodada do primeiro turno.

A equipe alviverde interrompeu a sequência de quatro derrotas consecutivas, mas continua sem vencer na Série A. Com o resultado, o time deixa a zona de rebaixamento e soma 16 pontos na 16ª colocação. Para voltar a vencer na competição, o Coritiba terá pela frente na próxima rodada o Cruzeiro, às 16h (de Brasília), de domingo, no Couto Pereira.

O jogo

Após perder na rodada anterior, o Vasco entrou pressionado para conquistar uma vitória na noite desta quinta-feira contra o Coritiba. Porém, a equipe não conseguiu encontrar espaços na boa marcação feita pelo adversário e ainda viu os paranaenses abrirem o marcador em São Januário. Em contra-ataque, Éverton Ribeiro carregou a bola até a entrada da área e tocou para a passagem de Júnior Urso pela direita. O volante tocou na saída de Fernando Prass e colocou os visitantes em vantagem.

A equipe alviverde ainda viu a arbitragem anular um gol corretamente do zagueiro argentino Escudero dois minutos após abrir o marcador no Rio de Janeiro. Sem infiltração, os donos da casa se viram a buscar o centroavante Alecsandro através das bolas aéreas. E conseguiu fazer o goleiro Vanderlei trabalhar em lance de bola parada. Aos 32min, Juninho Pernambucano cobrou falta de longe e o arqueiro do time paranaense precisou defender em dois tempos para agarrar a bola.

E o segundo gol só não aconteceu aos 37min por erro de Anderson Aquino. Em novo contra-ataque, Rafinha deixou o companheiro na cara do gol, mas o atacante tropeçou no momento de finalizar. Dois minutos depois, Robinho cobrou falta na área. Ninguém conseguiu desviar a bola e ela foi na direção do gol. Fernando Prass defendeu no susto e impediu que os visitantes ampliassem o marcador em São Januário.

O técnico Cristovão Borges resolveu alterar o Vasco para o segundo tempo e colocou Carlos Alberto no lugar de Wiliam Barbio. E a alteração durou dois minutos para surtir efeito e o time conseguir o empate para alívio da torcida que compareceu em bom número ao estádio. Carlos Alberto fez boa jogada individual pela esquerda, carregou a marcação e tocou para Felipe quando fingiu que finalizaria para o gol. O camisa 6 dominou e finalizou quase caindo para anotar o primeiro da equipe nesta quinta-feira.

O técnico Marcelo Oliveira também resolveu alterar a equipe e colocou em campo Alex Santos e Gil nos lugares de Anderson Aquino e Robinho. Mas o Vasco continuou melhor. Aos 19min, Juninho Pernambucano cobrou escanteio e Alecsandro se antecipou a marcação na primeira trave para cabecear no canto. A bola foi no cantinho e o goleiro Vanderlei teve que se contorcer para defender.

O Vasco conseguiu a virada aos 42min da etapa final. Juninho Pernambucano cobrou falta na área e o volante Wendel aproveitou a sobra para bater sem chances para Vanderlei. Porém, dois minutos depois, Lucas Mendes cobrou falta na área, o argentino Escudero escorou de cabeça e Éverton Ribeiro, livre, finalizou cruzado para evitar o revés fora de casa.

Ficha técnica

VASCO 2 X 2 CORITIBA

Gols
VASCO: Carlos Alberto, aos 2min, Wendel, aos 42min do segundo tempo
CORITIBA: Júnior Urso, aos 21min do primeiro tempo, e Éverton Ribeiro aos 44min do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Auremir (Jonas), Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Felipe (Fellipe Bastos) e Juninho Pernambucano; Wiliam Barbio (Carlos Alberto) e Alecsandro
Treinador: Cristovão Borges

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Escudero e Lucas Mendes; Júnior Urso e Willian; Rafinha (Lincoln), Everton Ribeiro e Robinho (Gil); Anderson Aquino (Alex Santos)
Treinador: Marcelo Oliveira

Cartões amarelos
VASCO: Juninho Pernambucano e Fabrício
CORITIBA: Pereira e Júnior Urso

Árbitro
Jailson Macedo Freitas (BA)

Local
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s