Por Eder – Seleção que enfrentou a Bósnia é a ‘mais brasileira’ a começar uma temporada em 10 anos

A última vez em que o selecionado nacional teve pelo menos três jogadores atuando no país como titulares no primeiro jogo do ano foi em 2002.

Fonte: ESPN

Havia muito tempo que a seleção não era tão brasileira em um início de temporada. Desde 2002 o selecionado nacional não tinha tantos jogadores que atuam em clubes locais começando uma partida como diante da Bósnia, nesta terça-feira.

Hoje, em Saint Gaullen, na Suiça, todo o trio de ataque titular foi formado por atletas ‘nacionais’: Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, Leandro Damião, do Internacional e Neymar, do Santos. Além disso, o também santista Paulo Henrique Ganso e o são-paulino Lucas entraram no segundo tempo. O vascaíno Dedé ainda ficou no banco de reservas.

Há dez anos atrás, na goleada por 6 a 0 sobre a Bolívia, em amistoso disputado em Goiânia, o técnico Luiz Felipe Scolari deu o pontapé inicial para o ano do pentacampeonato mundial com uma equipe formada só por convocados de times brasileiros.

Em 2003, no empate por 0 a 0 com a China, em amistoso em Guangzhou, a seleção também teve três atletas atuando no país como titulares: os zagueiros Luisão, então no Cruzeiro e Anderson Polga, na época no Grêmio e o volante Kleberson, do Atlético-PR. Naquela oportunidade, porém, nenhum outro ‘local’ entrou no jogo vindo do banco.

De lá para cá, em mais de uma oportunidade o Brasil só contou com jogadores de equipes estrangeiras, como em 2004, 2007 e 2009. Em 2005 e 2006, três atletas de times nacionais entraram em campo na primeira partida da temporada, mas sempre com um vindo do banco de reserva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s