Por Cleber Aguiar – Com geração mais nova na Copinha, Atlético-PR trabalha lado psicológico

Fonte: Globo.com

Grupo tem média de 17 anos, a geração mais jovem do clube no torneio. Furacão encara o Olé Brasil na terça-feira, pelas oitavas de final

Por Fernando FreireCuritiba

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é uma competição Sub-18, mas, para parte do grupo do Atlético-PR, o principal torneio das categorias de base poderia ser até sub-17. A média de idade do elenco é de 17,1 anos. O Rubro-Negro conta com a geração mais nova na Copinha, que já foi Sub-20 e Sub-19 antes de virar Sub-18 (formato adotado em 2008).

Os zagueiros Erwin e Rafael Zuchi, o volante Hernani e o meia Otávio, por exemplo, têm apenas 17 anos. Camisa 10 do Furacão, Marcos Guilherme é o mais jovem do grupo, com 16. Apesar disso, o Atlético-PR já está nas oitavas de final da Copinha. Na primeira fase, a equipe comandada por Sandro Forner venceu Sinop e Marília, empatou com Linense e terminou na liderança do Grupo B. Na fase seguinte, o clube paranaense passou pelo Cruzeiro – vitória por 6 a 5 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.

Time júnior do Atlético-PR na Copa São Paulo (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)Time júnior do Atlético-PR na Copa São Paulo (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)

– É um grupo jovem, mas de qualidade. Isso ficou provado contra o Cruzeiro, time que tem apenas dois jogadores com 17 anos (os outros nove já têm 18). Isso é bom. Mas não é porque passou pelo Cruzeiro que vai ser fácil contra o Olé Brasil. Nós trabalhamos isso, conversamos com o grupo. Temos que continuar com a humildade de quando chegamos. Trabalhar da mesma forma para avançar na competição – comentou o técnico do jovem grupo rubro-negro.

Sandro Forner aposta justamente no trabalho psicológico para ir ainda mais longe na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele cobra equilíbrio dos jogadores durante as partidas, para que um gol contra não abale o time.

– O trabalho tático, já fizemos. Agora é questão de estratégia. Precisamos estar bem psicologicamente, porque, dentro de um jogo, existem vários jogos. Você pode começar bem, levar um gol e se perder no jogo. Ou o contrário: começa mal, marca e melhora. Por isso, estamos conversando bastante com os jogadores. Isso é fundamental.

O jogo do Atlético-PR contra o Olé Brasil está marcado para 18h30m (horário de Brasília) de terça-feira, no Estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto. O SporTV transmite a partida. Quem se classificar desse duelo encara, nas quartas de final, Palmeiras ou Paulista.

Jogos:

17/01 – 16h – Corinthians x Primeira Camisa (SP) – Jaguariúna

17/01 – 17h – América-MG x Red Bull Brasil (SP) – São Carlos

17/01 – 18h30 – Atlético-PR x Olé Brasil (SP) – São José do Rio Preto

17/01 – 21h – Palmeiras x Paulista (SP) – Araraquara

18/01 – 10h – Vitória x Rondonópolis (MT) – São José dos Campos

18/01 – 16h – Grêmio x Fluminense – São Paulo

18/01 – 18h30 – Internacional x Coritiba – Barueri

18/01 – 21h – Santos x Desportivo Brasil (SP) – São Carlos 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s