ICFUT – Fla atinge 90% de chances, e Coritiba passa rivais

Fonte: globo

Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo ainda estão na briga, mas queda de aproveitamento do Alvinegro é destacada por matemático

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Montagem - Ronaldinho e Jéci (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Flamengo e Coritiba são os vencedores da rodada
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

A 37ª rodada do Brasileirão deixou apenas dois times com chance de soltar o grito de campeão. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Corinthians tem 88% de possibilidades de levantar o caneco, contra 12% do Vasco. Já as duas vagas que restam para a Libertadores ainda têm seis concorrentes numa acirrada disputa. Nos números, Flamengo e Coritiba aparecem como favoritos, somando 90% e 37% de chances de classificação, respectivamente. Mas Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo também estão na briga, segundo cálculos do matemático.

– Coritiba e Flamengo foram os vencedores da rodada. Ganharam seus confrontos e foram beneficiados por resultados paralelos. Melhor situação não haveria para eles – garantiu.

Time Pontos Aproveitamento Próximo adversário Chances
Flamengo 60 54,1% Vasco 90%
Coritiba 57 51,4% Atlético-PR 37%
Internacional 57 51,4% Grêmio 33%
Figueirense 57 51,4% Avaí 20%
São Paulo 56 50,5% Santos 14%
Botafogo 55 49,5% Fluminense 6%

Antes de entrar em campo para enfrentar o Internacional em Macaé, o Rubro-Negro tinha 43% de chances de garantir uma vaga na Libertadores. Com a vitória por 1 a 0 deste domingo, esse número saltou para 90%. Para Tristão, a equipe está bem perto da meta.

– Posição confortável, só tem o Flamengo, que está se fazendo valer dos pontos que conquistou ao longo do campeonato. A média do time nos últimos jogos era de rebaixamento. O clima na semana não foi bom. Mas ganhou na hora que tinha que ganhar, no confronto direto. E agora tem o jogo contra o Vasco, em que precisa de só um empate. Mas não duvido nem que vença. Na maioria dos clássicos do Rio, dá empate. Mas quando tem um vencedor, é o Flamengo – afirmou.

O Flamengo pode ter aumentado bastante suas chances de classificação, mas quem brincou com a matemática na rodada foi o Coritiba. Antes deste domingo, o Coxa tinha 9% de chances de disputar a Libertadores. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, e as derrotas de Figueirense, Internacional, São Paulo e Botafogo, o time disparou na tabela e subiu quatro posições, chegando a 37% de probabilidade de permanecer no G-5 ao final do campeonato, dependendo apenas de uma vitória. Tristão, porém, não vê a evolução da equipe com surpresa.

– Há doze jogos, o Coritiba está com um desempenho de quem disputa o título. Nos primeiros seis, teve média de 1,83 ponto por jogo. Agora, nos últimos seis, subiu para 2,5 pontos por jogo. Uma arrancada muito boa, só igualada à do Corinthians. Não foi uma surpresa. O Coxa estava escondido, mas pontuando, construindo. Apenas se consolidou, com a ajuda de um pouco de sorte dos resultados dos adversários – lembrou.

Botafogo tem segunda pior média de pontos na reta final

Ainda na disputa pela vaga na Libertadores, o Figueirense ficou um pouco mais longe de seu objetivo com a derrota para o Corinthians. Antes com 50%, agora soma 20% de chances. Precisa vencer e torcer contra Coritiba e Internacional. Para Tristão, o time foi o mais prejudicado pela rodada.
– O Figueirense foi para definir em casa, para ser feliz, mas saiu como o grande derrotado. Cometeu uma sucessão de perversidades ao longo do campeonato, como essa derrota – afirmou.

“O Botafogo teve uma média de 0,5% de ponto conquistado nas últimas seis rodadas. Horrorosa, atrás apenas do Avaí "

Tristão Garcia

O matemático também comentou as situações de Internacional e São Paulo, que também saíram derrotados neste domingo e agora precisam vencer e contar com tropeços de Coritiba e Figueirense. As chances do Colorado caíram de 57% para 33%, e as do Tricolor, de 28% para 14%.

– O Inter está nos seus famosos 50% de aproveitamento. Não consegue fazer o diferencial. Colocou em risco a vaga na Libertadores. O São Paulo também precisa vencer. Com o empate, está fora.

Um dos desempenhos mais negativos na reta final do campeonato foi o do Botafogo. O Alvinegro, que brigava por título até a 34ª rodada, agora é a equipe com menos chances de conquistar a vaga na Libertadores (6%) entre as que ainda estão na disputa. Precisa de uma vitória e de tropeços de Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo.

– O Botafogo teve uma média de 0,5 ponto conquistado nas últimas seis rodadas. Horrorosa, atrás apenas do Avaí – afirmou Tristão.

A última rodada do Brasileirão será realizada neste domingo, com todos os jogos às 19h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances em Tempo Real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s