ICFUT – Kadhafi teve relação intensa com o esporte

Fonte: lancenet

Ditador líbio, morto nesta quinta-feira, chegou inclusive a comprar time de hóquei no gelo nos anos 80

Muammar Kadhafi (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters) Muammar Kadhafi assumiu o poder na Líbia em 1969, após derrubar a monarquia que governava o país (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

Capturado e morto nesta quinta-feira por soldados do Conselho Nacional de Transição (CNT), o ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi teve uma estreita relação com o esporte durante os 42 anos em que esteve no poder. A morte foi confirmada pelo próprio CNT.

A primeira grande interferência de Kadhafi no mundo dos esportes ocorreu em 1987, quando comprou a equipe alemã de hóquei no gelo Iserholn. O filho do ditador, Al Saadi Kadhafi, tentou a sorte no futebol, primeiro no clube italiano Perugia e depois no Al-Ittihad líbio. Neste último foi jogador e proprietário. Inlcusive Diego Maradona assistiu à sua estreia como jogador profissional.

Em 2003, Al Saadi realizou o sonho de jogar um amistoso contra o Barcelona. Segundo o diário espanhol "El Mundo Deportivo", por US$ 500 mil dólares (R$ 879,8 mil) Ronaldo deu o pontapé inicial em um torneio de futebol realizado em Trípoli. O ex-jogador brasileiro chegou à capital líbia em um avião privado do ditador.

O filho de Muammar Kadhafi sempre teve o apoio do pai, que contratou o velocista Ben Johnson por quatro meses para cuidar da forma física de Al-Saadi. Torcedor da Juventus, ele também foi acionista do clube de Turim e chegou a participar de alguns treinos da equipe.

A seleção da Libia, que atualmente é comandada pelo brasileiro Marcos Paquetá, também tinha atenção especial do regime de Kadhafi. Entre 1999 e 2000 teve o argentino Carlos Bilardo, campeão mundial pela Argentina em 1986, como técnico.

Porém nem tudo foi possível para a família que comandou a Líbia com mão de ferro, como por exemplo a tentativa de montar uma equipe de Fórmula 1 ou o sonho de comprar o Milan. Todavia, nesta quinta-feira, foi decretado o fim da linha para os Kadhafi.

Kadhafi foi morto pelos soldados do Consellho Nacional de Transição quando tentava fugir da cidade de Sirta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s