ICFUT – BOAS VINDAS AO MELHOR CAMPEONATO DO PAÍS

[videolog 660418]
O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil, disputado anualmente desde 1959. O Campeonato Brasileiro define os principais representantes brasileiros nas competições sul-americanas.

O torneio é organizado, atualmente, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dá acesso ao seu campeão, vice-campeão, terceiro e quarto colocados à Taça Libertadores da América. Uma das características históricas do Campeonato Brasileiro foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Após ter sido aprovado no Congresso Nacional o “Código do Torcedor”, a CBF fez um planejamento que visava a organizar o confuso calendário do futebol nacional. Reduziu o tempo disponível para as competições estaduais e adotou o sistema de turno e returno como forma de disputa. Como esse sistema exige muito tempo do calendário, também foi reduzido o número de competidores em 2004, que eram 24, para 22 em 2005 e vinte em 2006, tanto na Série A (primeira divisão) como na Série B (segunda divisão). A partir de 2009 a Série C passou a contar também com 20 clubes, e foi criada uma nova divisão, a Série D, que tem 40 equipes e é disputada por equipes classificadas em seus campeonatos estaduais.

Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no Brasil pertencem a Rede Globo, em parceria com a Rede Bandeirantes, em TV aberta, ao SporTV em TV fechada e ao PFC pelo sistema pay-per-view.

Série A- História do campeonatoVer artigo principal: História do Campeonato Brasileiro de Futebol
Unificação do Campeonato Brasileiro com Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes PedrosaBahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos, formaram um movimento para a unificação dos títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa com o Campeonato Brasileiro.Em um evento realizado no dia 24 de março de 2009 no salão nobre da sede do Palmeiras, os clubes Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Santos lançaram oficialmente o movimento que pedia a unificação. Foi apresentado também o dossiê produzido pelo historiador Odir Cunha que seria utilizado para o pedido.

No dia 10 de Novembro de 2010, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro presidente do Santos junto com o vice-presidente do Botafogo, Antônio Carlos Mantuano e o diretor executivo do Cruzeiro, Dimas Fonseca foram à CBF e entregaram um dossiê pedindo para o presidente da CBF, que os títulos da Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa fossem unificados com o Campeonato Brasileiro.

Após a CBF analisar o dossiê, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, no dia 22 de dezembro de 2010, anunciou oficialmente a unificação dos títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa com o Campeonato Brasileiro. No mesmo dia foi realizado um evento, para a entrega de troféus e medalhas, aos clubes e jogadores que conquistaram os títulos e foi emitida a resolução da presidência oficializando o ato com cópia para a FIFA e para a CONMEBOL, campeonatos estes que antes não eram reconhecidos e oficializados pela CBF com o nome de campeonatos brasileiros, embora o Torneio Roberto Gomes Pedrosa fosse listado pela CBD, precurssora da CBF, como campeonato nacional, já na década de 1970

* embora já começou o campeonato, demos um jeitinho e incluimos curiosidades que você jamais saberia por outro site em plena competição, abraçs por: ALEXANDRE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s