Por ICFUT – Presidente do Clube dos 13 põe cargo à disposição

Fábio Koff não se dispõe a recuar de ação contra a Globo e diretoria pode renunciar para evitar o desgaste do impeachment

.
Fonte – Lancenet.com.br
.
Fábio Koff vai promover assembleia do Clube dos 13 em maio
.

Fábio Koff, isolado no imbróglio sobre a venda dos direitos de mídia, quer ouvir dos filiados a disposição deles para tirá-lo da presidência do Clube dos 13. Caso isso ocorra, ele tomará a iniciativa, a fim de evitar um desonroso impeachment.

– Foram eles que me elegeram. Faz parte do jogo decidirem ou não minha saída. O voto resolve todos os problemas. Meu cargo está à disposição – disse o mandatário da entidade, um dia após o pedido de assembleia feito por 15 clubes, acertado esta semana com a Globo.

O cenário da saída, que parecia longínquo na última eleição do Clube dos 13, quando Koff derrotou Kléber Leite por uma folgada margem de 12 a 8, surgiu com a crise dos direitos de TV, neste ano. Ao LANCENET!, há cerca de um mês, o dirigente se mostrou cansado da inconstância dos presidentes de clubes.

Koff selou um acordo cedendo os direitos de TV aberta do Brasileiro para a RedeTV! à revelia da maior parte dos filiados. Nem São Paulo e Atlético-MG, tidos como seus maiores aliados, firmaram o documento.

O risco de os clubes pagarem multa à RedeTV!, por não concordar com o vínculo, e a denúncia de suposta formação de cartel contra a Globo à Secretaria de Defesa Econômica (SDE) foram a gota d’água.

Koff fará no início de maio a assembleia pedida no C13. Nela, os dirigentes vão exigir a retirada da denúncia. Mas ele não quer recuar.

A menos que o Cade decida a favor do C13 antes da assembleia ou haja uma mudança dos exaltados ânimos, a esperança é pequena: os filiados devem propor uma nova reunião para votar o impeachment.

A ideia de Koff é não sair pela porta dos fundos. E como nenhum de seus vices pode assumir a presidência, pois são mandatários de clubes, restará a renúncia em massa, já tratada por ele com os poucos pares.

BATE-BOLA COM FÁBIO KOFF

LNET! O senhor já definiu a data da próxima assembleia no Clube dos 13? E tem acompanhado a articulação para seu impeachment?

Koff: Sim. Vou a Brasília para a audiência no Senado e a assembleia deve ocorrer depois, na primeira semana de maio. Sobre o impeachment, ouvi algo a respeito. Sou um executivo da entidade e cumpro um mandato. Mas não tenho mais vontade de ficar e acho que eles (filiados) de me manter. Só quero ouvi-los, para decidir sobre todas as possibilidades.

LNET! Não seria mais interessante abdicar da denúncia ao Cade em vez da renúncia coletiva?

Koff: Não seria possível retirá-la. Dei minha palavra, assinei documentos. É uma pena que tenhamos chegado a isso.

LNET! Houve erro na formação da direção atual, na medida em que nenhum dirigente pode substituí-lo? A última teve Fernando Carvalho como o representante do Internacional, por exemplo.

Koff: O estatuto do Clube dos 13 infelizmente não permite que um dos vice assuma. É assim e pronto. Temos que aceitar. Vamos ver o que vai acontecer. O sapato que os dirigentes que reclamam usam é para o pé deles.

PRÓXIMOS PASSOS NO CLUBE DOS 13

ASSEMBLEIA

Após nenhum clube assinar com a RedeTV!, resta ao Clube dos 13 esperar uma decisão favorável do Cade. Fábio Koff fará a assembleia no início de maio, sob o risco de o órgão ainda não ter se posicionado sobre os contratos dos clubes com a Globo. A pressão é grande para que recue da denúncia contra a emissora carioca ou deixe o cargo.

RENÚNCIA

Caso não ceda e os dirigentes mais exaltados insistam no impeachment, Koff pode abandonar a presidência, seja com aval ou à revelia dos vices São Paulo, Atlético-PR, Flamengo e Inter.

FIM DA ENTIDADE

Dificilmente ocorrerá agora. Até setembro, os clubes precisam do Clube dos 13 para receber dinheiro do atual contrato com a Globo. Além disso, existem empréstimos firmados com bancos, ainda não honrados, com o C13 como avalista. Por fim, o contrato firmado por Koff com a RedeTV! prevê penas em caso de extinção da entidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s