Por Edgar Santista – Liverpool vence o City

Em dia de homenagens à ‘Tragédia de Hillsborough’, Andy Carroll ‘estreia’ com dois gols nos 3 a 0 em Anfield. Já são 13 pontos contra times do G-4

O Liverpool confirmou sua fama de “Robin Hood” e voltou a vencer um time do G-4 do Campeonato Inglês. Nesta segunda-feira, no fechamento da 32ª rodada, os Reds não encontraram dificuldades para derrotar o Manchester City, por 3 a 0, em um Anfield repleto de homenagens à “Tragédia de Hillsborough”, que completa 22 anos no próximo dia 15. Maior contratação da história do clube, Andy Carroll, o homem de R$ 96 milhões, anotou seus primeiros dois gols. Kuyt completou o placar. Os brasileiros Lucas e Fábio Aurélio foram titulares pelos mandantes.

Andy Carroll gol Liverpool (Foto: AFP)Sob olhares da torcida do City, Andy Carroll pula para comemorar um de seus dois gols pelo Liverpool (AFP)

Este foi o 13º ponto conquistado somente em duelos contra times que atualmente figuram entre os quatro melhores, o que comprova a fase de “tirar dos grandes e doar para os pequenos” do Liverpool, irregular na competição por conta das derrotas para equipes de menor porte – duas para o Blackpool, por exemplo. Além do City, o Chelsea, duas vezes, e o Manchester United, recentemente, já foram vítimas dos Reds. Ainda há um empate com o Arsenal, logo na primeira rodada.

Na tabela inteira de classificação, o Liverpool chegou aos 48 pontos e voltou a sonhar com uma vaga em uma competição europeia na próxima temporada. O quinto lugar, atualmente do Tottenham (53), leva o time para a Liga Europa, enquanto do quarto em diante para a Liga dos Campeões, tarefa que parece improvável no momento diante da distância de oito pontos para os próprios Citizens (56).

As equipes voltam a campo no próximo fim de semana. No sábado, a equipe do técnico Roberto Mancini encara o Manchester United em um clássico que vai parar… Londres. A semifinal da Copa da Inglaterra, a FA Cup, será disputada em jogo único no lendário estádio de Wembley, às 13h15 (de Brasília). No domingo, o time de Kenny Dalglish visita o Arsenal, no Emirates Stadium, às 12h, já pela 33ª rodada da Premier League.

Liverpool x Manchester City Homenagem (Foto: EFE)Um minuto de silêncio foi respeitado no Anfield nesta segunda-feira: homenagem aos 96 mortos (Foto: EFE)

Homenagem à tragédia

Antes da partida, um minuto de silêncio foi respeitado em homenagem às vítimas da “Tragédia de Hillsborough”, que completa 22 anos no próximo dia 15 de abril. Na ocasião, em uma partida entre o Liverpool e o Nottingham Forest, em Sheffield, 96 torcedores dos Reds foram esmagados contra as grades da arquibancada do estádio de Hillsborough. Muitas faixas relembrando o desastre foram levadas a Anfield.

– Esse episódio sempre emociona os que são ligados ao Liverpool. Isso pôde ser comprovado hoje no Anfield Road. O estádio ficou em silêncio total por um minuto. Esses torcedores que nos deixaram jamais serão esquecidos enquanto o Liverpool existir – afirmou o volante brasileiro Lucas.

Em campo, sob olhares do técnico da seleção da Inglaterra, o italiano Fabio Capello, o Liverpool sobrou. Desde os seis minutos, quando Luis Suárez acertou a trave, até o apito final do árbitro Mark Halsey, os Reds pressionaram e mereceram sair do primeiro tempo com larga vantagem.

Maior contratação do clube, Carroll enfim ‘estreia’

O primeiro gol saiu aos 12. Kompany afastou mal a bola na entrada da área e Carroll acertou um belo chute de canhota, rasteiro. Hart poderia ter defendido. Foi o primeiro gol em seu sexto jogo com a camisa do novo clube após ser contratado por valor recorde de R$ 93 milhões. E também o primeiro desde o “Boxing Day”, no dia 26 de dezembro, quando ainda atuava pelo Newcastle, justamente contra os Citizens.

Tevez Manchester City x Liverpool (Foto: AFP)Carlos Tevez em um de seus poucos lances: substituído aos 15, ele é dúvida para pegar o United (Foto: AFP)

A situação do City ficou ainda pior quando perdeu Carlitos Tevez, aos 15 minutos, com uma lesão muscular na coxa direita. De acordo com as primeiras informações da imprensa inglesa, ele passa imediatamente a ser dúvida para o clássico de sábado.

Com Balotelli no lugar de seu craque argentino, os visitantes mal conseguiam trocar passes no campo ofensivo. O Liverpool seguiu sua blitz e marcou dois gols em um intervalo de dois minutos. Aos 33, após um bate-rebate na grande área, Kuyt aproveitou a sobra e colocou no canto direito de Hart. No lance seguinte, Raul Meireles fez belo cruzamento da esquerda, na cabeça de Carroll, que ganhou de Kolarov e não perdoou.

O placar poderia ter sido ainda maior caso o uruguaio Luis Suárez, um dos melhores jogadores do atual elenco, tivesse em uma boa noite. Dessa vez ele sequer precisou manter sua média de atuações convincentes. E o sonho de voltar a disputar uma competição europeia na próxima temporada segue vivo. Com pequenos e grandes no caminho.

– Ficamos muito felizes pelo Carroll porque sabíamos que ele estava sofrendo uma pressão grande para marcar seu primeiro gol. Eu mesmo já tinha vindo a publico pedir para que os torcedores confiassem nele, que uma hora ele iria marcar. Carroll já vinha nos ajudando nos últimos jogos, sendo importante taticamente para a equipe. Só faltava que o gol saísse para que as coisas pudessem melhorar. Fiz questão de comemorar muito cada gol e de abraçá-lo ao final da partida – disse Lucas.

Liverpool x Manchester City Homenagem (Foto: EFE)Bandeira com o nome dos 96 mortos na ‘Tragédia de Hillsborough’: 22 anos na próxima sexta (Foto: EFE)

Confira a 32ª rodada completa:

Sábado
Wolverhampton 0 x 3 Everton
Blackburn 1 x 1 Birmingham
Bolton 3 x 0 West Ham
Chelsea 1 x 0 Wigan
Manchester United 2 x 0 Fulham
Sunderland 2 x 3 West Bromwich
Tottenham 3 x 2 Stoke City

Domingo
Blackpool 1 x 3 Arsenal
Aston Villa 1 x 0 Newcastle

Segunda-feira
Liverpool 3 x 0 Manchester City

Por GLOBOESPORTE.COM Liverpool, Inglaterra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s