ICFUT – Imagem de Adriano perde valor e não substitui Ronaldo no Corinthians, dizem especialistas

Fonte: uol.com.br

adriano-concede-entrevista-coletiva-durante-apresentacao-ao-corinthians-1301587390933_615x300

As inúmeras polêmicas e o pouco futebol desvalorizaram a imagem de Adriano, mas o Corinthians pode ajudar na recuperação e lucrar com isso. A análise é de especialistas de marketing diante da recente contratação do atacante pelo clube paulista. Segundo eles, os riscos são grandes, mas se os pontos negativos forem bem administrados, o marketing alvinegro, até agora cauteloso, pode ter sucesso. Nada, contudo, que se compare ao que o Corinthians conseguiu com Ronaldo.

O grande desafio é o perfil do Adriano. Ele tem uma característica mercadológica diferente em relação a Ronaldo e Ronaldinho, por exemplo, mas há espaço para trabalhar esse estilo de jogo agressivo e esse perfil diferente”, opinou Amir Somoggi, diretor de esporte da BDO, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo.

O desafio se concentra totalmente na postura de Adriano fora de campo. Os últimos anos de sua carreira foram marcados por faltas, atrasos, problemas com bebida, polêmicas na vida pessoal e fotos que levantaram suspeitas. Adriano se destacou na conquista do Brasileiro de 2009 pelo Flamengo, mas esse foi o único ponto alto esportivo das últimas temporadas. Gols e boas atuações ficaram mais raros. As lesões aumentaram.

“A marca Adriano vem perdendo valor. Os fatos negativos estão se sobrepondo aos positivos. O Corinthians tem certeza que trouxe um problema e sabe o tamanho da dinamite, mas me parece estar preparado para gerenciar as crises. E é melhor saber encarar de frente os problemas com o Adriano do que ter um time médio sem uma grande figura como ele”, opinou Marcelo Boschi, especialista em marketing, gerenciamento de marcas e branding da ESPM-RJ.

Os primeiros momentos de Adriano no Corinthians exemplificam a preocupação já existente no Parque São Jorge. O clube decidiu não fazer nenhuma grande festa em sua apresentação. Optou por algumas fotos no gramado e uma entrevista coletiva simples. A escolha do clube é não “forçar a barra” com a imagem do atacante e esperar que ele mostre serviço em campo.

A diferença para Ronaldo, a outra grande contratação midiática do Corinthians recente, é grande. O clube fez festa para o Fenômeno em sua chegada e logo começou a explorar sua imagem. O salário acima de R$ 1 milhão era pago com receita de patrocínio captado por ele. Até hoje, a camisa de Ronaldo é a mais vendida. E será difícil para Adriano, em termos de marketing, ocupar plenamente o posto deixado pelo amigo agora aposentado.

“Alguma lacuna o Adriano pode cobrir, atraindo pessoas para o estádio e alguns patrocinadores, mas o Ronaldo está em outro patamar, até mesmo em relação ao Ronaldinho [do Flamengo], por exemplo”, projetou Amir Somoggi.

“O Corinthians conseguiu gerenciar a imagem do Ronaldo mesmo depois de aspectos absolutamente negativos, mas ele tem uma incrível capacidade de reverter isso. Ele, no fim, consegue ser um bom moço. No caso do Adriano é difícil avaliar como ele reage à gestão de sua carreira. Ele não suporta bem as restrições impostas a um atleta”, completou Marcelo Boschi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s