ICFUT – CENTENÁRIO DO GUARANI: Data da fundação foi adiada para evitar gozações

Fonte: futebolinterior

Em 1º de abril de 1911 doze jovens se reuniram, mas a data de fundação ficou para o dia 2

O futebol ainda era um esporte novo no Brasil e dava seus primeiros passos no país, quando estudantes das classes baixa e média de Campinas tiveram a ideia de fundar um novo clube. Em 1º de abril de 1911, doze jovens se reuniram na praça Carlos Gomes para a reunião de fundação: Vicente Matallo, Antonio de Lucca, Pompeo de Vito, Romeo Antonio de Vito, Angelo Panattoni, José Trani, Luiz Bertoni, José Giardini, Miguel Grecco, Julio Palmieri, Hernani Felippo Matallo e Alfredo Seiffert Jaboby Junior. Nascia assim o Guarani Futebol Clube, que viria a ser o primeiro e por enquanto único clube do interior a ser campeão brasileiro.

Contudo, o nome original Guarany Foot-Ball Club surgiu somente depois de muita discussão. A ideia partiu de José Trani, que visava homenagear a obra do maestro Carlos Gomes, e foi aceita pela maioria dos presentes. Para não virar motivo de gozação em virtude do dia 1º ser o "Dia da Mentira", foi definido que o clube viria a ser fundado no dia seguinte, 2 de abril, e o primeiro presidente foi Vicente Matallo. Foi definido ainda que as cores do clube seriam verde, em alusão a cor do gramado, e branco, graças a luz do dia que iluminava a reunião.

Como tudo começou
O primeiro jogo oficial do Guarani foi disputado no dia 18 de junho de 1911, contra o Sport Club 15 de Novembro, que conquistou a vitória por 3 a 0. A primeira vitória do novo time veio na partida seguinte, dia 16 de julho do mesmo ano. O adversário foi o Corinthians Foot-Ball Club, de Campinas, e o Bugre venceu por 2 a 0, dando início a uma longa e vitoriosa história.

O primeiro distintivo nas camisas surgiu no ano de 1916 – uma letra G bordada e aplicada sobre um escudo de forma bem diferente da atual. A primeira mudança no distintivo do Guarani foi em 1923, quando o clube inaugurou o seu primeiro estádio, conhecido como Pastinho. Nas décadas seguintes foram realizadas diversas mudanças no distintivo até o atual. (veja quadro acima com as mudanças)

Nova casa
O Guarani foi o primeiro clube campineiro a construir seu estádio. Após alugar desde sua fundação um campo de futebol situado no bairro Guanabara, o Bugre comprou este terreno e ergueu sua casa. Situado na rua Barão Geraldo Resende, foi inaugurado em 15 de junho de 1923, sendo chamado de Estádio Guarany (foto acima). A inauguração foi contra o Club Athletico Paulistano, que contava com o mito Friedenreich, e o time campineiro venceu por 1 a 0. O primeiro gol do estádio foi marcado por Zequinha.

Após anos de uso e várias reformas no estádio, era preciso uma casa maior e mais moderna. Assim, o Guarani comprou um terreno e ergueu o estádio Brinco de Ouro da Princesa, inaugurado em 31 de maio de 1953, com uma vitória sobre o Palmeiras pelo placar de 3 a 1.
O estádio viria a ser palco de grandes conquistas do clube, a principal delas o título do Campeonato Brasileiro de 1978. No entanto, a atual diretoria está negociando e pode vender o estádio em breve, escrevendo um novo capítulo na história do Guarani.

Curiosidades
Em 20 de agosto de 1911, o chamado "2º quadro" do Guarani perdeu por 1 a 0 para o "1ºquadro" do S. C Riachuelo. Foi o primeiro jogo conhecido do time B do Bugre campineiro. Pouco depois, em 3 de setembro, o Guarani enfrentava fora de casa a A.A Campineira, um dos times mais fortes da época, e estava vencendo por 5 a 3 quando uma confusão generalizada colocou fim à partida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s