ICFUT – Roberto Carlos é vítima de insultos racistas antes de partida na Rússia

Fonte: globo.com

Torcida do Zenit mostra banana para o veterano brasileiro do Anzhi

robertocarlos_banana_div_3

Roberto Carlos observa torcedor mostrar uma banana
durante aquecimento antes da partida

Além de ver o Anzhi perder por 2 a 0 para o Zenit, o lateral-esquerdo Roberto Carlos ainda foi obrigado a aturar insultos racistas por parte de torcedores da equipe de São Petersburgo, que mostraram uma banana para o brasileiro durante o aquecimento.

De acordo com a imprensa, o fato foi isolado e não houve outras manifestações parecidas. A Federação Russa de Futebol também não se manifestou sobre o caso.

– Não se pode julgar todos pela atitude errada de um ou outro. Existem pessoas doentes em todas as partes – disse Budun Budunov, presidente da Federação de Futebol do Daguestão, região onde fica localizado o Anzhi.

No entanto, o dirigente pediu que algo seja feito contra o Zenit, clube que já esteve envolvido em situações semelhantes. Em março de 2008, torcedores da equipe chamaram jogadores do Olympique de Marselha de macacos durante um confronto pela Copa da Uefa (atual Liga Europa). Na época, a entidade europeia cogitou eliminar o clube da competição, mas acabou aplicando apenas uma multa.

O holandês Dick Advocaat, que treinava o Zenit na época, afirmou que não pedia a contratação de atletas negros para não contrariar os fãs. No atual elenco comandado pelo italiano Luciano Spalletti, não existe nenhum atleta negro, embora o português Bruno Alves, ex-Porto, seja filho de Washington, ex-jogador do Flamengo de cor negra.

E também não foi a primeira vez que Roberto Carlos foi alvo de insultos racistas. Em 2005, quando defendia as cores do Real Madrid, o lateral Roberto Carlos foi hostilizado com gritos preconceituosos da torcida do La Coruña.

Um pensamento sobre “ICFUT – Roberto Carlos é vítima de insultos racistas antes de partida na Rússia

  1. A Europa se arrasta para tentar sair do atoleiro econômico, Portugal, Grécia e irlanda estão a beira da falência, a França puxa o saco do Brasil de todas as maneiras tentando vender seus jatos e dar uma turbinada na economia, desconfio até que a gana de Sarkozy para entrar nos combates líbios é mostrar que seu avião Rafale de fato voa e dá tiro, não lembro deste avião ter sido usado antes disto.
    Os europeus dominaram o mundo até o final da segunda guerra mundial, eles são orgulhosos disto, continuaram ricos e pelo menos a parte ocidental pôde dar um padrão de vida excelente para seus cidadãos, padrão este que está sofrendo cortes sistemáticos como acontece na Inglaterra agora, porque a economia, como eu já disse acima, vai mal.
    Neste quadro de decadência assistimos estas manifestações de racismo contra jogadores não brancos, jogam bananas, chamam de macacos, entoam musiquinhas ridículas, um festival de ignorância.
    Como um escocês pode se sentir superior a um brasileiro? Temos nossos problemas mas somos um povo livre e eles não conseguiram ser um país independente da Inglaterra até hoje.
    Sentem-se superiores porque são europeu e pronto. Do meu ponto de vista são completamente ridículos, nesta semana ofereceram uma banana ao lateral Roberto Carlos, e hoje outra banana foi jogada em campo para o Neymar.
    Cada um destes jogadores recebem mais de 300 mil euros por mês, valor que não será ganho numa vida inteira de um operário europeu (que conseguir manter seu emprego), acho que eles deveriam parar de jogar bananas em campo guardá-las para comer, pode fazer falta durante a semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s