Por Cleber Aguiar – Seminário Internacional do Futebol!

Fonte: Site oficial da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Comissão de Esportes e Turismo teve atuação destacada com o Seminário Internacional de Futebol

Da Redação – Daniel Blake

A Comissão de Esportes e Turismo abriu o ano de 2010 homenageando o craque Ronaldo Fenômeno com o título de Craque Superação, durante o Seminário Internacional de Futebol, que discutiu os preparativos do Estado para a Copa de 2014. O presidente da Comissão, deputado Luciano Batista (PSB), destacou o significado do prêmio. “Ronaldo passou por contusões gravíssimas na carreira e, mesmo assim, se consagrou como o maior artilheiro da história das copas”.
A premiação oferecida pela comissão foi entregue pelo capitão do tri, Carlos Alberto Torres, ex-craque do Santos, pentacampeão paulista entre 1965 e 1973. Autoridades como Marco Pólo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, Walter Feldman, à época secretário municipal de Esportes de São Paulo, Claury Alves, então secretário estadual de Esportes e os presidentes do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio, e do Corinthians, Andres Sanches, estiveram presentes no seminário.
Durante o Seminário Internacional de Futebol, foi apresentado o Projeto de Lei 142/2010, de autoria dos deputados que pertencem à Comissão de Esportes e Turismo. O projeto prevê a criação do Programa de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo (Proelesp) e tem como objetivo apoiar, patrocinar e desenvolver diversos projetos e políticas públicas voltadas para a área do esporte e lazer.
Segundo a justificativa do projeto, o esporte é um meio poderoso de apoiar objetivos de desenvolvimento, paz, saúde e educação, sendo inúmeros benefícios do esporte e da atividade física apreciados não somente pelo indivíduo, mas por toda a sociedade.
No dia 24/3, a Comissão de Esportes e Turismo promoveu audiência pública para a discussão de quatro projetos de lei que tratam do horário das partidas de futebol e da identificação de torcedores nos estádios. As proposituras em debates foram o PL 106/2010, de Donisete Braga (PT), PL 172/2010, de Jorge Caruso (PMDB), PL 177/2010, de Enio Tatto (PT), e PL 178/2010, de Rafael Silva (PDT).
A proposta da discussão foi no sentido de procurar devolver o silêncio para as pessoas que moram no entorno dos estádios e facilitar o retorno dos torcedores, principalmente dos que dependem do sistema público de transportes, limitando o horário para encerramento das partidas. Na ocasião, Rafael Silva defendeu a junção de todos os projetos em uma única proposta que conjugue o tema. Já Donisete Braga informou que o maior desafio era unir os diferentes interesses entre os clubes, televisões, patrocinadores e torcedores. Braga também destacou a obrigatoriedade do monitoramento dos estádios e a captação da imagem do torcedor na compra dos ingressos, que considera medidas “indispensáveis”.

Bandeiras

Em abril, outra audiência pública movimentou o Auditório Franco Montoro com torcedores de diversos clubes do futebol paulista, para debater o Projeto de Lei 204/2010, dos deputados petistas Roberto Felício e Vicente Cândido. O projeto teve como objetivo discutir a ocupação dos lugares nos estádios e ginásios e dos equipamentos que podem ser portados pelos torcedores como grandes bandeiras e hastes de bambu.
A justificativa do projeto foi a de que as bandeiras e os bandeirões são um espetáculo à parte nos campos de futebol, alegrando e engrandecendo o ambiente esportivo. O projeto ressaltou que as bandeiras, organizadas dentro dos procedimentos previstos no projeto de lei, não ficaria configurado como qualquer manifestação de violência por parte das torcidas organizadas.
No mês seguinte, a Comissão de Esportes e Turismo elegeu Luciano Batista (PSB) presidente, e Vicente Cândido (PT) vice-presidente, para o biênio 2010-2011.
Por fim, a Comissão de Esportes e Turismo apoiou, no mês de junho, a Associação Eco Jureia que comemorou dez anos de fundação, com palestra realizada no auditório Franco Montoro, em evento que reuniu ambientalistas e contou também com apoio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e da Liderança do PT.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s