Por Cleber Aguiar – Veja um gráfico do caminho do seu clube no Paulistão!

Fonte: O Estado de São Paulo

Em sua primeira fase, o Campeonato Paulista coloca todos os 20 clubes jogando entre si em um único turno. A consequência dessa fórmula é simples: não há o famoso “jogo de volta”, quando um time que foi mandante no primeiro jogo torna-se visitante no jogo do turno seguinte, e vice-versa. Com isso, o campeonato tende a certos desequilíbrios. Alguns times terão mais desafios fora de casa do que dentro, por exemplo. E uma sequência de jogos difíceis no início da competição, quando os times ainda carecem de entrosamento, pode causar a perda de pontos valiosos mais adiante.

Na tabela ao lado, mostramos a sequência de jogos de cada equipe e a dificuldade estimada de cada confronto, seja ele dentro ou fora de casa. Ao consultar o gráfico, o torcedor avalia o caminho de seu time: se mais ou menos tortuoso que dos adversários, se mais difícil em seu início ou seu final, e assim por diante.

Não se trata, claro, de um exercício de futurologia. Não são previsões de resultados, mas avaliações sobre o potencial de cada time de acordo com alguns critérios que, somados, dão ideia da força relativa de cada equipe.

Usamos como critério a posição das equipes no Campeonato Paulista anterior; a divisão que o clube disputa no Campeonato Brasileiro; a avaliação de 22 jornalistas de esportes do Estado de S. Paulo, estadão.com.br e Jornal da Tarde; e o retrospecto de aproveitamento desses times dentro e fora de casa, nos últimos 10 anos (apenas consideramos jogos entre esses 20 times; não consideramos Palmeiras x Sertãozinho, por exemplo).

Somando esses critérios, formamos dois rankings: um com o desempenho dos clubes como mandantes e outro como visitantes. O resultado é uma avaliação que reflete a soma desses dados históricos dos times e da avaliação do momento de cada time. A escala vai de 0 a 100, sendo 100 o melhor índice alcançado (no caso, o do Santos, em ambos os cenários).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s