ICFUT – Tite mostra três facetas: pastor, perfeccionista e boa praça

Fonte: http://www.terra.com.br

Nem mesmo o calor da estação limita os movimentos de Tite: é janeiro e os jogadores treinam, com bola, durante a pré-temporada. O treinador se exercita junto: a cada lance, se desloca e interage com o grupo aos gritos. Seja para motivar ou para fazer uma correção. Quase nunca para dar bronca.

Em uma semana de preparação em Itu, com Ronaldo quase sempre à parte, Roberto Carlos muito discreto e nenhum reforço de peso, o protagonista é o técnico, que transita sempre entre três facetas. Perfeccionista ao extremo, um verdadeiro pastor que convence a todos com suas ideias e, também, boa praça. Nunca parece guardar rusga de alguém. Nem mesmo de Salvador Hugo Palaia, que lhe faltou com o respeito na passagem pelo Palmeiras em 2006.

Tite está em evidência nove anos depois de impressionar o País com o Grêmio, campeão da Copa do Brasil, e ser considerado o mais promissor de sua classe. Aos 49, construiu no Corinthians, em pouco tempo, reputação suficiente até para orientar Roberto Carlos, para muitos o maior lateral da história, sobre como marcar um jogador do time reserva. “Só cerca, Roberto. Não precisa ir em cima”, explicou, com energia e educação, durante uma atividade da quarta-feira.

Incumbido de dar ao Corinthians o título mais sonhado em 100 anos de vida, Tite passou ileso no Campeonato Brasileiro. Em certo momento, recebeu elogios por recuperar a confiança da equipe e colocá-la na rota da taça. Nos jogos finais, não teve força e pernas para conseguir mais que um terceiro lugar. Nem os méritos nem os deméritos foram colocados na conta dele, que chegou também por ter algumas visões semelhantes a Mano Menezes, um dos mais longevos do clube.

Mesmo assim, as oito rodadas finais do Brasileiro tiveram aspectos muito positivos para o treinador. Soube mais de cada um e percebeu onde estava pisando. Antes das férias, orientou jogadores, em conjunto com a comissão técnica, para se cuidarem no período distante do Parque São Jorge. Internamente, a constatação é de que faltou força física para jogadores importantes como Bruno César e Roberto Carlos. Muitos do elenco, caso de Bruno, correram por conta própria. Tite teve participação nesse processo de convencimento.

“Ele nos conquistou em oito jogos desde que se apresentou. E o grupo gosta muito dele, que recuperou nossa confiança. Gosto dele porque temos diálogo. Eu vinha mal, com lesões e resfriado, e ele conversou comigo para que treinasse nas férias. Fiz o que ele pediu: corri bastante no bosque, todos os dias estava correndo. Fui para a praia e também corri, de 40 a 45 minutos por dia”, contou Bruno César, que teve problemas de relacionamento com Adílson Batista, o técnico antecessor.

Boa praça, o técnico Tite foi a campo para enfrentar o time da imprensa durante a pré-temporada em Itu. Até nessa atividade, não esconde suas facetas: orienta os demais jogadores da comissão técnica, brinca com os jornalistas de forma contida e se faz presente.

“Se você considerar pai o cara que fala a verdade e diz quando está certo, ou cobra quando está errado, fico feliz. Se eu for o pai que cobra e é carrasco, não serve. Se for o pai conivente, também não. Tomara que eu fique no meio termo”, avaliou sobre o já batido rótulo de paizão.

O técnico corintiano é do tipo que provavelmente nunca dará certo em um clube se não construir uma grande relação com os comandados. Outros treinadores, como Vanderlei Luxemburgo e Celso Roth, por exemplo, venceram sem que o vestiário fosse um lugar harmonioso. Atrás dos grandes títulos, Tite conseguiu o primeiro passo, que é convencer o grupo de suas ideias. Com naturalidade, até. Os próximos serão muito mais difíceis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s