Por Rogerinho – Especial do TRI MUNDIAL: Onde está Mineiro?

Sem contrato desde agosto, autor do gol do tri ainda vive na Alemanha

FONTE – LANCENET

– Não tenho o telefone dele. E, na verdade, também não faço a menor ideia de onde o Mineiro esteja.

A primeira tentativa de encontrar o autor do gol que deu o tricampeonato mundial ao São Paulo, em 18 de dezembro de 2005, foi em vão. Mesmo conhecido por ter bom trânsito entre os jogadores, o superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha não deu nenhuma pista sobre o paradeiro do volante.

E a resposta foi parecida quando jornalistas e pessoas que trabalharam com Mineiro no Brasil foram questionadas. Até que um número de celular com código de área da Alemanha levou a reportagem do LANCENET! ao encontro do jogador.

Em Gelsenkirchen (ALE), cidade do Schalke 04, o herói do título vive com a família e estuda propostas desde que ficou sem contrato com o clube alemão, em agosto. Aos 35 anos, e ainda evitando a palavra “aposentadoria”, ele rechaça a possibilidade de retornar ao Brasil:

– Não atuei no segundo semestre, pois fiquei organizando coisas pessoais. Mas ainda não parei, não (risos). Para a próxima temporada, estou estudando algumas possibilidades e ofertas, mas tudo em questão de Europa. Não existe possibilidade, no momento, de estudar propostas de retorno ao Brasil.

Isso porque ainda quer vencer no Velho Continente. Um dos melhores volantes do Brasil na época, considerado assim por críticos e pelo técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira – que o levou para a Copa do Mundo de 2006 –, Mineiro passou por três clubes após deixar o Sampa: Hertha Berlim (ALE), Chelsea (ING) e Schalke 04. E em nenhum deles, porém, conseguiu chegar ao nível do Tricolor:

– Ainda vivo um momento de adaptação. A Europa é outra realidade e estilo de vida, até mesmo nas questões profissionais. Saí do Brasil ciente dos desafios, das situações que me esperavam na Europa. Continua sendo um desafio…

No maior de todos que já teve, na final do Mundial de Clubes da Fifa, contra o Liverpool (ING), Mineiro venceu. Desafio superado com um improvável gol. Inesquecível.

Se a pergunta for onde está Wally, a resposta é: Mineiro está em busca de mais dias de glória, como o vivido há exatos cinco anos.

Bate-Bola com Mineiro
Por telefone, ao LANCENET!

LANCENET!: Quais as principais lembranças que ficaram do Mundial de 2005?
MINEIRO: A lembrança é de toda a trajetória que fizemos para chegar até aquela sonhada decisão. Havia toda uma expectativa no primeiro jogo, de viver aquele momento inédito. Mas o grupo reagiu bem naquela situação, apesar de não termos ido muito bem no primeiro jogo. Na final, sim. Ficamos felizes por todos se doarem e buscarem se superar, para atingirmos o objetivo principal, o título.

LANCENET!: Saíram do Brasil confiantes?
MINEIRO: Na verdade, não tínhamos ideia do que nos esperava. Para muitos jogadores, era a primeira vez em uma experiência internacional. E havia uma expectativa da torcida e também de um país, fomos representar um país. É claro que acreditávamos que podíamos conseguir o título, mas a ansiedade cercava um pouco o grupo.

LANCENET!: Achou que pudesse justamente ser você o autor do gol do título?
MINEIRO: (Risos) Não. Apesar de ser uma característica minha no time aparecer como elemento surpresa, nem o mais otimista dos torcedores imaginava que eu o marcaria.

LANCENET!: O que pensou na hora?
MINEIRO: Na hora passou muita coisa pela minha cabeça. Posso afirmar que até hoje a minha ficha ainda não caiu direito. Quando eu tiver meus netos, parar realmente e baixar a poeira do futebol, terei um pouco mais de noção do que representou aquele título. Foi uma coisa que não dá pra descrever, uma das maiores emoções que já tive. Você se sente como se o seu dever tivesse sido cumprido. Aquele foi um dos melhores grupos que eu já atuei. Era mesmo como uma família, sem vaidades.

LANCENET!: Como está sua vida na Europa?
MINEIRO: Entendo que, muitas vezes, é necessario criar novos caminhos para que possamos crescer. É o que tem acontecido aqui na Europa. Venho crescendo, aprendendo coisas novas. Estou muito feliz de estar aqui junto com a família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s