Por Cleber Aguiar – Fracassa a revolução de Eric Cantona !

Fonte: O Estado de São Paulo

Fracassa ”revolução” de Eric Cantona

Ex-jogador havia sugerido que todos sacassem o dinheiro das contas num protesto contra os bancos

A “revolução para acabar com o sistema bancário” proposta pelo polêmico ex-jogador de futebol do Manchester United Eric Cantona, que incitava milhares a retirarem dinheiro de suas contas, parece não ter abalado o sistema financeiro global.

Ontem, em Paris, uma sucursal do Société Generale informou que alguns poucos ativistas sacaram dinheiro de suas contas correntes para, em seguida, depositarem no Credit Cooperatif, com o objetivo de rejeitar os serviços das principais instituições financeiras que foram resgatadas com fundos públicos. Os ativistas atendiam a um chamado feito em vídeo por Cantona em outubro para que todos sacassem seus depósitos no dia 7 de dezembro em protesto contra o sistema bancário.

Mas nem mesmo o antigo atacante de 44 anos esvaziou sua conta. O jogador deixou um exército de câmeras de televisão, fotógrafos e jornalistas esperando por ele na porta de uma agência do BNP Paribas sem aparecer. O chamamento de Cantona, duramente criticado pelo governo, pela oposição, pelo setor financeiro e pela União Europeia, só teve certa popularidade nas redes sociais da internet.

Em nota, a ministra da Saúde e Esporte francesa, Roselyne Bachelot, criticou Cantona e sua mulher. “Eric Cantona fez comerciais para carros, lâminas de barbear. Sua mulher fez propaganda para uma instituição bancária. Acredito que uma pessoa deva ter o mínimo de responsabilidade quando de fato faz louvores à sociedade de consumo.”

A atriz e mulher de Cantona, Rachida Brakin, apareceu em um recente comercial de TV para o Crédit Lyonnais, um dos maiores bancos da Europa.

Relembre um momento polêmico do jogador !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s