Por Cleber Aguiar – Neymar brilha e Santos vira contra o Grêmio

Joia santista é fundamental mais uma vez e Peixe faz 2 a 1 no Tricolor, no Olímpico; Sonho continua!

Fonte: Lancenet

Há pouco menos de uma semana o presidente do Santos anunciou para alegria dos torcedores que Neymar ficaria no clube apesar de o assédio do Chelsea. No domingo, a Joia santista brilhou na vitória sobre o Atlético-MG (2 a 0). Nesta quarta-feira, o camisa 11 foi fundamental mais uma vez: fez um gol e a jogada da virada do Peixe, por 2 a 1, sobre o Grêmio, no Olímpico. E ainda deve ter agradado ao técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, que acompanhou o jogo no estádio…

Triunfo que mantém mais do que vivo o sonho da Tríplice Coroa. Sonho que poderia ter ficado mais longe por “culpa” do próprio Neymar, que perdeu um pênalti aos 40 do segundo tempo. Mas que acabou em festa oito minutos depois com um gol de Rodriguinho, quando o Peixe já tinha um jogador a menos. Derrota que afunda ainda mais o Tricolor gaúcho.

As duas equipes começaram com um esquema muito parecido. Com dois armadores mais clássicos – Souza e Douglas, pelo Grêmio, e Marquinhos e Ganso, pelo Santos. Os ataques também tinham um desenho tático parecido.

A diferença ficou na velocidade dos times. Enquanto o Santos apostou em um jogo mais cadenciado, o Grêmio buscou os contra-ataques. E quando conseguiu acelerar, principalmente com Douglas, levou perigo.

E foi rapidamente que o Tricolor conseguiu abrir o placar: logo aos cinco minutos Borges aproveitou bom cruzamento de Fabio Santos e tocou de cabeça para a rede. Jonas teve, pelo menos, duas grandes chances e desperdiçou.

Na volta para a etapa final, o técnico Dorival Junior resolveu “copiar” o ataque do Grêmio. Tirou Marcel e colocou Zé Eduardo, apostando em uma maior mobilidade do setor.

Deu certo: Zé Eduardo perdeu logo de cara duas chances claras de marcar. A primeira tentou finalizar rebote do goleiro Victor, mas a bola pegou no camisa 1 do Grêmio e ainda bateu na trave. Na segunda, enrolou-se em uma cabeçada.

Mas o atacante reserva finalmente conseguiu ser produtivo ao Santos aos 22 minutos, quando sofreu pênalti, duvidoso, assinalado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. Na cobrança, Neymar bateu fortemente e empatou a partida.

A comemoração do Peixe, porém, acabou sendo menor, porque o time perdeu Ganso, lesionado no lance. Aos 28, foi a vez de Douglas, do Grêmio, deixar o gramado. Com isso, os dois melhores jogadores do primeiro tempo acabaram não completando o jogo.

Se perdeu em qualidade, a partida ganhou em emoção. Aos 36, Alex Sandro recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. O Grêmio tentou a pressão, mas foi o Peixe quem perdeu a melhor chance, com Neymar, que perdeu um pênalti, sofrido por ele mesmo.

Mas a Joia santista tem mesmo estrela. Aos 48 minutos fez boa jogada e bateu para o gol, o goleiro Victor conseguiu a defesa parcial, mas a bola sobrou para Rodriguinho marcar o segundo. Festa para o Peixe, agora o quarto colocado do Brasileirão, com 24 pontos. Já o Grêmio tem muito a lamentar: continua na zona do rebaixamento, com 15 pontos.

O Peixe voltará a jogar no próximo sábado contra o Goiás, no Pacaembu. Um dia depois o Grêmio pegará o Atlético-PR, na Arena da Baixada.

FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 1 X 2 SANTOS

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data e Hora: 25/8/2010 – 22h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Ricardo de Almeida (RJ)

Renda e público: não disponíveis
Cartões amarelos: Rochemback (GRE); Edu Dracena, Neymar e Marcel (SAN)
Cartão vermelho: 36’/2ºT – Alex Sandro (SAN)
GOLS: 5’/1ºT – Borges (1-0); 23’/2ºT – Neymar (1-1); 48’/2ºT – Rodriguinho (1-2)

GRÊMIO: Victor; Edilson, Vilson, Rafael Marques e Fabio Santos, Fabio Rochemback, William Magrão (10’/1ºT – Fernando) (37’/2ºT – Malyson), Souza e Douglas (28’/2ºT – Leandro); Jonas e Borges. Técnico: Renato Gaúcho.

SANTOS: Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Rodriguinho, Marquinhos (37’/2ºT – Danilo) e Paulo Henrique Ganso (23’/2ºT – Zezinho); Neymar e Marcel. Técnico: Dorival Júnior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s