Por Silvana – E no Tricolor Garotada começa a ganhar mais espaço

Para suprir algumas carências e já pensando em 2011, Ricardo Gomes vai apostar na base de Cotia

Fonte: Lancenet

Depois de um ano no comando do São Paulo, Ricardo Gomes resolveu olhar para Cotia, onde trabalham as categorias de base do clube. Até então, o treinador sempre elogiava a estrutura do Tricolor em revelar atletas, mas não havia puxado nenhum jogador para o profissional. Casemiro, volante, de 18 anos, foi o primeiro. Mas tem mais gente na mira do comandante.

– Depois da Copa São Paulo deste ano, já observei alguns garotos. Tem quatro jogadores que tenho observado, e o Casemiro é um deles. Nos últimos dias, foi testado de todas as formas, correspondeu e fica até o fim do ano – disse Gomes.

– Ele pode ficar seis meses, só ganhando experiência para jogar em janeiro. Se o tempo for maior, aí, com a idade dele, acaba perdendo e não é bom. Tem de jogar com o time em janeiro. Pode até ser antes, mas, no mais tardar, em janeiro de 2011, como titular. Isso é um ganho – completou o treinador.

Na cabeça de Ricardo Gomes, o jogador não pode ficar “encostado” no profissional. Se subir, tem de jogar. Ele considera e acha importante um tempo de adaptação, mas só. Depois, se tiver talento, tem de ir para as partidas e mostrar se pode render no profissional o mesmo que na base.

Sérgio Mota é o melhor caso para enfatizar o que o técnico não quer. No profissional desde 2007, o meia só entrou em campo 11 vezes. Passou a maior parte do tempo sem atuar. Durante esse período, ficou alguns meses no Toledo, do Paraná, mas logo retornou. A intenção, agora, é a de emprestá-lo, como aconteceu com Henrique – que, depois de um ano no CT da Barra Funda, ficará no Vitória e vai disputar o Brasileiro deste ano.

De olho em Cotia, os próximos alvos de Ricardo Gomes são o zagueiro Bruno Uvini, o volante Zé Vitor e o atacante Lucas Gaúcho. Este último, inclusive, participou de dois jogos-treino na última semana e agradou. No entanto, a grande aposta é o meio-campista. Zé Vitor teria chance, assim como Casemiro, mas um problema no adutor da coxa direita o deixou em tratamento. Para Sérgio Baresi, técnico campeão da Copinha, ele é quem está mais preparado. Na Barra Funda, a comissão técnica também sabe disso e aguarda o retorno. Ele deverá ser o próximo a ser promovido para o Brasileirão.

Bate-Bola com Sérgio Baresi
Técnico campeão da Copinha

LANCENET!: O que você pode falar sobre as características do Casemiro?
BARESI:
É um atleta ainda em desenvolvimento, que precisa ser bem trabalhado. Depositamos muita confiança no futebol dele.

LANCENET!:Além dele, tem mais algum atleta preparado para subir?
BARESI:
No primeiro momento, acho que o PA (Zé Vitor) tem possibilidade. Pela qualidade técnica, pelo o que executa nos treinos. Não foi falado nada, é minha opinião. Acredito que, dependendo da situação do profissional, outros podem ter oportunidade.

LANCENET!: Como o Ricardo, acha que eles precisam de um tempo de adaptação e, depois, de jogo?
BARESI:
Sim, tem um período de adaptação, para conhecer o esquema tático, técnico, o que ele quer. Feito isso, tem de ter uma oportunidade para vermos como vai ser. Tem de ser bem preparado.

LANCENET!: Como foi a solicitação de Dener, Lucas Gaúcho e Casemiro?
BARESI:
Quando houve a solicitação deles, foi via profissional e, depois, comunicado para nós. Não teve o bate-papo, foi direto.

LANCENET!: É bom ter um contato maior com a comissão profissional?
BARESI:
Todos nós somos São Paulo, queremos o bem do grupo. Estamos trabalhando arduamente para que tudo aconteça de maneira natural. Quanto mais ajudarmos, melhor para todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s