Por Rogerinho – Bate Bola com Xandão

Aos 22 anos, zagueiro é o mais recente fruto de Campinas que dá certo no Tricolor

Com a  ausência de Miranda, Xandão vem crescendo e ganhando bastante espaço

FONTE – LANCENET

Campinas, a cerca de 100 quilômetros da capital, já foi considerada um dos maiores celeiros de craques do futebol nacional.

Para o São Paulo, por exemplo, formou jogadores com o garbo de Oscar, Luís Fabiano, Mineiro e o próprio Alex Silva, oriundos da Ponte Preta, além de Renato “Pé Murcho”, Careca, Luizão e Amoroso, revelados pelo rival Guarani.

Neste domingo, às 16h, no confronto entre São Paulo e Guarani, com transmissão em tempo real pelo LANCENET! , o último grande aluno exportado pela cidade campineira para o Tricolor volta ao Brinco de Ouro: Xandão. Nascido em Araçatuba e levado para o Bugre aos 17 anos, ele admite que a cidade que o acolheu foi como uma grande escola.

– Ali começou tudo para mim, foi minha primeira oportunidade em clubes. Aprendi muito, tirei lições de vida, não só como jogador, mas como pessoa. Foram quatro anos e uma experiência enorme.

Curiosamente, foi Renato, meia do Tricolor entre 1980 e 1985, que o aprovou em seu primeiro teste.

– Foi trazido para o clube e logo vimos um futebol brilhante. Com boa recuperação, acertou a nossa defesa – disse Renato, vice-campeão estadual sub-17 com Xandão.

A razão para a vocação da cidade para a formação de jogadores pode estar na base da educação. Juntos, jogadores da Macaca e do Bugre dividem as salas de aula do colégio Prof. José Vilagelin Neto.

– É uma escola que fica entre os dois estádios. A maioria dos jogadores da base são matriculados lá. Acontecia algumas amizades, mas bastante brigas também (risos) – disse o camisa 13, que garante nunca ter se envolvido em confusões.

– Eu era um bom aluno. Gostava de estudar. Meu forte era matemática, sempre gostei muito dos números – garante o jogador.

Os da defesa, por exemplo, só trazem alegria para o defensor. Na Libertadores, foram só dois gols sofridos em dez jogos. No Brasileirão, três em quatro partidas. Com cada vez mais espaço no time, ele faz as contas para o heptacampeonato.

Afinal, se teve em Campinas sua escola, no Tricolor é hora de Xandão tirar o diploma da faculdade. E, por consequência, hora de conquistar títulos de pós-graduação.
Bate-Bola com Xandão

LANCENET!: Como foi parar no Guarani?
XANDÃO:
Zecão, preparador físico do Guarani, era de Araçatuba, minha cidade, e me conhecia de escolinhas. Fui para avaliação, fiquei três semanas e passei.

LANCENET!: Como foi essa experiência?
XANDÃO:
Cheguei com 17 anos. Fiquei dois anos no juvenil e, em 2007, fui para o profissional. Conquistamos o acesso na Série A2 e, em 2008, o título da Série C do Brasileirão. Fiquei quatro anos lá, onde conheci a Roberta, minha noiva e futura esposa.

LANCENET!: Quais as melhores lições?
XANDÃO:
Aprendi os meus fundamentos no Guarani, a ter noção tática. Devo muito ao clube e aos meus treinadores, que me ajudaram. Foi o começo de tudo.

LANCENET!: E os grandes professores?
XANDÃO:
Quem me aprovou foi o Renato, no juvenil. Ele me ajudou muito na época. Outros foram o Cidinho e o Júlio Piza. Pessoas que me deram a mão no início.

LANCENET!: Quem mais estudava com você na escola de Campinas?
XANDÃO:
Tinha o Dênis (goleiro reserva do São Paulo), o Marcelo Oliveira (Grêmio-PP), o volante Roberto que foi para o Celta de Vigo (ESP), o Roncatto, hoje no Belenense (POR), e outros.

LANCENET!: Se Campinas foi a escola, o São Paulo é a faculdade?
XANDÃO:
Sim. Já aprendi muito em cinco meses de clube. Não tem como não tirar lições dos líderes, como Rogério e Fernandão. Está sendo uma ótima faculdade.

Opinião Pessoal – Xandão foi uma ótima surpresa, do pacotão do início do ano de contratações ele foi o que deu mais certo, Fernandão chegou agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s