PO A. TIAGO – CONHEÇAM O FLAMENGO – PI ADVERSÁRIO DO VERDÃO NA COPA BRASIL !

FONTE:WIKIPÉDIA.ORG

História

O Flamengo foi fundado a 8 de dezembro de 1937, por Raimundo de Arêa Leão, filho do senhor de engenho e vice-presidente da província do Piauí, Raimundo de Arêa Leão. Com apenas dois anos de existência já se tornara campeão piauiense sob o comando da Federação Piauiense de Futebol.

Nos anos 40, o rubro-negro cresceu no futebol piauiense, tendo como time base a seguinte formação: Morcego; Jonas e Joca; Pedro Nonato, Ferreira e Raimundo Antônio; Mirco, Zé de Urso, Manula, Cairara e João Pedro.

Em 1942, 1943 e 1944 veio o primeiro tricampeonato. Na década de 50 houve uma crise administrativa e o Flamengo parou por algumas temporadas, para voltar apenas em 1959, foi o período em que seu arqui-rival, River Atlético Clube conquistou a hegemonia do futebol piauiense.

Em 1963 foi implantado o profissionalismo no futebol piauiense e no ano seguinte Jesus Elias Tajra assumiu a presidência do Flamengo decidido a mudar os rumos do futebol do Estado, dominado até então pelo River.

O novo presidente formou um grande time, à base de jogadores cearenses, dirigidos pelo técnico Vicente Trajano, e ganhou o Campeonato com a vitória de 2 x 0 sobre o River, gols de Salvador e Mano. O time campeão era formado com Chiquinho; Maneca, Jonas, Brito e Ronaib; Mariano e Macalé; Maçarico (Barbosa), Mano, Paulinho e Salvador. No ano seguinte o Flamengo foi bi-campeão piauiense, novamente derrotando o River nas finais por 2 x 1 e 3 x 2 (com o famoso gol de Gringo aos 45 do segundo tempo). Nas finais do campeonato o próprio Presidente Jesus Elias Tajra assumiu a direção técnica da equipe.

Vencidos os dois campeonatos e interrompida a longa jornada de títulos do River, o Flamengo voltou a ser um grande clube no futebol piauiense, inaugurando a fase de rivalidade com o River e abrindo novos caminhos para o futebol do Piauí.

Desde então, o Flamengo nunca mais parou de competir. Teve maus momentos em campeonatos, mas somou mais títulos de campeão piauiense em sua história como o segundo tricampeonato estadual de 1986, 1987 e 1988 (sob a presidência de Avelino Neiva). Após a conquista de 1988, na final com o 4 de Julho, o rubro-negro ficou 14 anos sem ser campeão até vencer o Parnaíba na decisão de 2003, sob a presidência de Robert Braw, por 4 x 2 no Estádio Albertão.

Em 2001, consegue chegar até as oitavas de final da Copa do Brasil, eliminando o Sport Club do Recife dentro do seu estádio na Ilha do Retiro em Pernambuco. Por esse feito, é o clube piauiense que até hoje possui melhor desempenho na Copa do Brasil.

Nos anos seguintes, 2002 e 2003, conseguiu passar da primeira fase da competição ao eliminar o Independente do Amapá e o Corinthians Alagoano, respectivamente.

Em 2007, pela primeira vez em sua história foi rebaixado para a segunda divisão estadual. Através de uma manobra inédita, o certame da segunda divisão foi disputado no mesmo ano. Porém, o clube, detentor de dezenove títulos estaduais, permaneceu na segundona estadual devido a uma capanha irregular na competição. Contudo, já no final do ano de 2008, o Flamengo conquistou três taças: O Campeonato Sub-l8, a decisão de vaga para a Copa do Brasil contra o Picos e a disputa dos 60 Anos de Rivengo.

Em 2009 o Flamengo sagra-se campeão piauiense por antecipação, conquistando o primeiro e o segundo turno da competição. Na final do returno, outra vez frente ao 4 de Julho do artilheiro França, o rubro-negro de Teresina vence a primeira partida por 1 x 0 na capital piauiense, e a segunda, disputada em Piripiri, precisando apenas de um empate, triunfa novamente pelo placar de 1 x 0 com gol de Michel aos 49 minutos da etapa complementar. Com isso, o Flamengo tem sua vaga garantida na Copa do Brasil 2010 e a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2009.

Ainda em 2009, no segundo semestre, o Flamengo conquista o bicampeonato da Copa Piauí, ao vencer, novamente, a Sociedade Esportiva Picos na final, pelo placar de 2 x 1, com gols de Roni e Binha (este último aos 46 minutos do 2° tempo). o Flamengo jogou com Herivélton; Tote, Marcelo, Alessandro e Igor (Finha); Binha, Luciano, Zuza e Antônio Carlos (Marcelo Sá); Niel e Rone. Técnico: Wálter Maranhão.

Novamente o Flamengo garantiu sua vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro que acontecerá em 2010. A campanha realizada pelo rubro-negro piauiense no torneio foi incontestável: o time foi campeão invicto, com 9 vitórias e 4 empates, teve o artilheiro da competição (o centroavante Roni), o melhor ataque (32 gols) e a melhor defesa (7 gols sofridos), nenhum atleta expulso. Com isso, a raposa fecha 2009 sustentando uma invencibilidade de 26 jogos em terras piauienses, o que lhe fez merecer o epíteto de Campeão Arrastão do ano.

Para a disputa da Copa Brasil de 2010 o atual campeão piauiense recentemente contratou o centroavante Jardel, goleador de origem cearense e ex-jogador da Seleção Brasileira que ficou famoso por seus habituais gols de cabeça. Apesar de ter se destacado no Brasil jogando no Grêmio e no Vasco, Jardel assumiu em uma entrevista para o jornal Globoesporte do Piauí, que sempre foi torcedor do Flamengo carioca e que seu coração agora é duas vezes Flamengo.

Torcida

É tradicionalmente o clube de maior torcida do Estado. As torcidas organizadas mais conhecidas são a “TUF” (torcida uniformizada do Flamengo), a “Flamor“, a “Fiel Rubro-Negra” (que surgiu esse ano, o nome homenageia um trecho do hino do clube e tem a pretensão de ser a maior torcida organizada da equipe e do Estado), a “Flaraposa” (em alusão ao mascote do clube que é uma raposa), a “Flagaita” (que tem esse nome por utilizar uma gaita barulhenta, feita de buzina de caminhão a base de ar comprimido para motivar o clube durante seus jogos, é uma engenharia que foi inventada na década de 50 por um famoso torcedor eletricista, já falecido, conhecido como “Papagaio da Buzina”) e a quase extinta “Flagiant“, a primeira torcida organizada do Estado do Piauí .

Hino

Autor: Indisponível
Flamengo, a tua glória é lutar

Flamengo é o campeão dos campeões

Flamengo é o mais querido da cidade

Flamengo vive em nossos corações

Flamengo é o mais querido da cidade

Flamengo vive em nossos corações.

Eu sou Flamengo

Sou rubro-negro com amor

Eu sou Flamengo

Em qualquer lugar eu sou

Quem é Flamengo pode dizer

Vencer, vencer, vencer

Juro por Deus que sou Flamengo até morrer.

Vencer, vencer, vencer

Juro por Deus que sou Flamengo até morrer.

Salve 8 de dezembro de 37

Foi nessa data que o Flamengo nasceu

Salve a fiel, salve o povão

Salve o Mais Querido do nosso torrão

Salve a fiel, salve o povão

Salve o Mais Querido do nosso torrão.

Flamengo tem mania de ganhar

Flamengo é raça, arte e emoção

Vermelho e preto são as cores mais queridas

Mengo eu sou teu e tu és meu por toda a vida.
http://podcast31818.podomatic.com/enclosure/2009-07-30T06_23_24-07_00.mp3

Títulos

Estaduais

LPST* – Liga Piauhyense de Sports Terrestres

  • Bandeira do Piauí Taça Estado do Piauí: 1970.
  • Bandeira do Piauí Torneio Governador Alberto Silva: 1973.

Participação em campeonatos regionais

Copa Norte-Nordeste

Copa Norte

  • 1999 – 4º. Colocado (8)

Participação em campeonatos nacionais

Campeonato BrasileiroSérie A

  • 1976 – 38º. (54)
  • 1977 – 56º. (62)
  • 1978 – 66º. (74)
  • 1980 – 43º. (44)
  • 1985 – 39º. (44)

Taça Brasil

  • 1965 – 19º. (22)
  • 1966 – 14º. (22)

Taça de Prata

Copa do Brasil

Campeonato Brasileiro – Série B

Campeonato Brasileiro – Série C

Ranking da CBF

  • Posição: 116º
  • Pontuação: 59 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Flamengo – PI

Nome Esporte Clube Flamengo
Alcunhas Mengão, O Mais Querido
Torcedor Flamenguista de Teresina
Mascote Raposa
Fundação 8 de dezembro de 1937 (72 anos)
Estádio Albertão
Capacidade 60.000
Presidente José Everaldo Cunha
Treinador Válter Maranhão
Patrocinador Bandeira do Brasil Petropolis Engenharia
Material Esportivo Bandeira do Brasil Uso Contínuo
Competição Bandeira do Piauí Campeonato Piauiense
Flag of Brazil.svg Campeonato Brasileiro – Série DBandeira do Piauí Copa Piauí
Kit left arm sport03h.png Kit body sport03h.png Kit right arm sport03h.png
Kit shorts.png
Kit socks fla0910h.png
Uniforme
titular
Kit left arm ecv03a.png Kit body ecv03a.png Kit right arm ecv03a.png
Kit shorts.png
Kit socks fla0910a.png
Uniforme
alternativo

2 pensamentos sobre “PO A. TIAGO – CONHEÇAM O FLAMENGO – PI ADVERSÁRIO DO VERDÃO NA COPA BRASIL !

  1. QUEM FOI O IDIOTA QUE FEZ ESSE ESCUDO DO FLAMENGO DOPIAUI? NAD TEM A VER ESSAS LETRAS DENTRO “ECP”. O NOME É ESPORTE CLUBE FLAMENGO E DENTRO DO ESCUDO DEVERIA ESTAR AS INICIAIS “ECF”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s